Coimbra  17 de Dezembro de 2017 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Estufas do Jardim Botânico conquistam prémio de reabilitação urbana

30 de Março 2017

O projecto de requalificação das Estufas Tropicais do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), concebido pelo arquitecto João Mendes Ribeiro, acaba de ser um dos vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2017.

Mendes Ribeiro foi premiado na categoria de “Melhor intervenção com impacto social” e trata-se da maior obra no âmbito do Plano de Reestruturação Física e Funcional do JBUC.

“A intervenção ocorreu essencialmente ao nível das estruturas físicas, que foram reforçadas e recuperadas para que as estufas passassem a ter as condições adequadas ao desenvolvimento das plantas e ao uso do espaço para a realização de visitas”, revela a UC.

O arquitecto mostrou-se satisfeito, considerando ser “sempre estimulante receber um prémio”, mas faz questão de o endossar à Universidade.

Em declarações ao portal “noticias.uc”, João Mendes Ribeiro afirma tratar-se da “reabilitação de uma estrutura muito importante, do século XIX, que estava bastante degradada e que tem enorme potencial”, que se tentou “restaurar, preservar, mas adaptar também às novas necessidades”.

“Há aqui sempre uma relação entre o passado e o presente, sendo que a matriz da intervenção é sempre a pré-existência e o respeito pelo edifício pré-existente”, acentua.

O Prémio, integrado na Semana da Reabilitação de Lisboa, tem como objectivo, de acordo com a organização, “estimular a excelência profissional dos operadores económicos, sociais e autarquias que protagonizam intervenções de reabilitação urbana”.

O galardão distingue o que de melhor se faz, todos os anos, em Portugal no sector imobiliário e da construção, nomeadamente na área da reabilitação do edificado e requalificação dos territórios.

Com um investimento global de dois milhões de euros, o projecto de requalificação do Jardim Botânico da UC é co-financiado em 85 por cento pelo QREN – Quadro de Referência Estratégica Nacional.

A inauguração das estufas está prevista para final de Junho.