Coimbra  23 de Maio de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Estudo: Dispositivos e tecnologias actuais com falhas todas as semanas

4 de Fevereiro 2018

Um estudo, realizado pela empresa OnePoll a pedido da Critical Software, revela falhas semanais, uma ou mais vezes, nos dispositivos e tecnologia que se utilizam diariamente.

Neste estudo, 95 por cento dos inquiridos considera “essencial que o funcionamento das várias tecnologias e dispositivos sejam devidamente testados antes de serem comercializados”, revela, em comunicado, a Critical, adiantando que este é “um número bastante superior ao dos inquiridos que consideraram ser importante a marca das tecnologias (73 por cento), o local onde foi adquirida (70 por cento) ou onde foi produzida (61 por cento)”.

As conclusões revelam, também, que da amostra de 2 000 inquiridos, apenas metade afirmou acreditar que as tecnologias e dispositivos que utilizam diariamente foram devidamente testados antes de ser colocados à venda, apesar de 98 por cento considerar que a fiabilidade é um ponto essencial.

O estudo demonstra, também, que os inquiridos preferem utilizar tecnologias cujo funcionamento tenha sido previamente testado, ao invés de tecnologias completamente novas; e que só 52 por cento considerou ser importante utilizar as tecnologias mais recentes.

“Apesar de todos os desenvolvimentos tecnológicos impressionantes a que temos vindo a assistir, as pessoas ainda parecem ter preocupações com a fiabilidade da tecnologia que utilizam no seu quotidiano”, explica Nuno Silva, um dos responsáveis pelo estudo na Critical Software, adiantando que “a pressão para lançar novas tecnologias pode, por vezes, colocar em risco a fiabilidade das mesmas”.

O especialista continua, dizendo que: “o problema é que há cada vez mais tecnologias a tornarem-se críticas no nosso quotidiano e com impactos evidentes na nossa segurança. Por isso mesmo, as consequências de não as testarmos adequada e previamente podem revelar-se catastróficas”.