Coimbra  21 de Setembro de 2017 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Estudante da UC que criou alternativa às lombas venceu novo prémio

26 de Junho 2017

Francisco Duarte, aluno do Programa Doutoral em Sistemas de Transportes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foi um dos três vencedores da competição “ClimateLaunchpad”, que decorreu no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC).

Uma vez mais, o aluno apresentou a ideia tecnológica “PAVNEXT – Pavement Energy Efficient Extractor”, uma alternativa às Lombas Redutoras de Velocidade (LRV), permitindo a redução do número de acidentes e da sua gravidade. Este sistema permite, também, produzir energia eléctrica pela passagem dos veículos e fazer contagens de tráfego.

Este é, assim, o terceiro prémio de Francisco Duarte, obtido com o projecto “PAVNEXT”, depois de ter conquistado o ‘Big Smart Cities’ Coimbra, em Maio, e a primeira edição do Prémio Inovação Segurança Rodoviária, em 2016.

O sistema “PAVNEXT” consiste num “equipamento para aplicação em pavimentos rodoviários que possibilita a redução de forma activa da velocidade de circulação dos veículos através da extracção da sua energia cinética, com um impacto mínimo sobre os veículos, ao contrário das LRV”. O equipamento pode ser colocado em vários locais, como em trechos de estrada que antecedem as passagens para peões e as intersecções (cruzamentos e rotundas); trechos de estrada com elevada exposição ao tráfego, especialmente zonas com ocupação lateral residencial, escolar ou hospitalar; ou outros trechos de estrada onde se pretenda controlar de forma eficaz a velocidade de circulação.

A competição em que foi um dos vencedores, a “ClimateLaunchpad”, é uma das maiores a nível mundial no campo das ideias de negócio amigas do ambiente (http://climatelaunchpad.org/). O “Climate-KIC” pretende criar oportunidades para os empreendedores enfrentarem a mudança climática no mundo, sendo financiado através do European Institute of Innovation and Technology (EU). Já em Portugal, a competição é promovida pelo UPTEC e pela Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI).

Os três vencedores da competição nacional vão representar Portugal na final europeia, que terá lugar, nos dias 17 e 18 de Outubro, no Chipre, e que vai atribuir 10 000 euros ao primeiro classificado, 5 000 ao segundo lugar, e 2 500 euros ao terceiro classificado.

Francisco Duarte está a finalizar a sua Tese de Doutoramento intitulada “Pavement Energy Harvesting System to Convert Vehicles Kinetic Energy into Electrical Energy”, sob a orientação do docente Adelino Ferreira, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra.

O aluno é também membro da equipa de investigação do projecto “PAVENERGY – Pavement Energy Harvest Solutions”, coordenado por Adelino Ferreira e co-financiado pelo FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).