Coimbra  29 de Junho de 2017 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Estacionamento do Convento de São Francisco é inaugurado amanhã

6 de Abril 2017

Um ano depois da reabertura do Convento de São Franscisco, em Coimbra, o seu parque de estacionamento será, amanhã (07), inaugurado pelo presidente de Câmara Municipal, Manuel Machado.

O espaço, que vai disponibilizar mais de meio milhar de lugares, distribuídos por quatro pisos cobertos (um ao nível do solo e três subterrâneos), esteve para abrir no final do ano passado (08 Dezembro), contudo, tal não chegou a acontecer. O parque abriu, excepcional e temporariamente, nesse mesmo dia para receber um encontro de autarcas para celebrarem os 40 anos do Poder Local democrático em Portugal, num evento que contou com a participação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do primeiro-ministro, António Costa.

O parque de estacionamento, debaixo do edifício do Convento, pretende servir, designadamente, locais de grande afluxo de turistas, na margem esquerda do Mondego, como os conventos de Santa Clara-a-Velha e de Santa Clara-a-Nova e o parque temático Portugal dos Pequenitos.

Manuel Machado aproveitará o dia de amanhã para fazer um balanço de um ano de funcionamento do Convento, que reabriu as suas portas ao público no dia 08 de Abril de 2016. O equipamento é hoje, segundo a sua promotora, “uma referência nos roteiros internacional e nacional de espectáculos, congressos e apresentações”, que durante o ano que passou recebeu mais de 35 000 pessoas só na vertente cultural, a que se adicionam outras 20 000 que participaram em eventos na área dos congressos e conferências.

Para assinalar este primeiro aniversário, o auditório do Convento vai receber, no sábado (08), pelas 21h30, um concerto de Dulce Pontes.

Durante este mês, o espaço será um dos palcos principais da iniciativa “Abril Dança em Coimbra”, que pretende celebrar o Dia Mundial da Dança, e que tem uma programação de 13 espectáculos, a decorrerem até 30 de Abril.

O centro de convenções e espaço cultural do Convento São Francisco resultou de um investimento de cerca de 42 milhões de euros (com comparticipação comunitária). O complexo dispõe de um grande auditório, com 1 125 lugares e com fosso para orquestra sinfónica, de um auditório na Igreja, com capacidade para 600 pessoas e em fase de conclusão, várias salas polivalentes e 1 600 metros quadrados de espaço expositivo.