Coimbra  17 de Dezembro de 2017 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Escola de Enfermagem promove concerto de Natal para ajudar sem-abrigo

6 de Dezembro 2017

Ajudar pode custar apenas um euro, uma peça de roupa e um alimento. É este o valor do bilhete para assistir ao concerto de Natal solidário, promovido pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), amanhã (07), para ajudar os sem-abrigo.

Analog Art Man, Gonçalo Ferreira (guitarra), Andreia Monteiro (violino), Mariela Guimarães (vocalista), Maria Estrela (guitarra e voz) e Grupo Coral da ESEnfC são os protagonistas da noite, que subirão ao palco do auditório António Arnaut, no polo B da Escola, em São Martinho do Bispo.

Segundo a Escola, “caberá à Integrar encaminhar as receitas e os donativos gerados com o concerto”.

A esta iniciativa associam-se, ainda, a Academia de Música de Coimbra e os CTT – Correios de Portugal.

O espectáculo, que tem início pelas 20h30, será encerrado com declarações da presidente da ESEnfC, Maria da Conceição Bento, e da presidente da Associação Integrar, Helena Lourinho.

Todas as receitas serão entregues aos cidadãos sem-abrigo e o bilhete pode ser adquirido junto dos serviços de Secretariado da Presidência da ESEnfC.

Bilhete-postal evocativo dos 135 da ESEnfC

No decorrer do concerto solidário, os CTT vão lançar os seus novos bilhetes-postais evocativos da ESEnfC e dos 135 anos de ensino de Enfermagem em Portugal.

No total são 4 000 postais ilustrados, com taxa paga, que vão divulgar a imagem da profissão pelo território nacional.

Os bilhetes estão autorizados a circular no correio nacional e, já a partir deste mês, podem ser adquiridos em lojas dos CTT distribuídas pelo país, pelo preço de 50 cêntimos.

O postal é ilustrado com fotografias que retratam os primórdios – associados à primeira escola de profissionais no país (“Escola dos Enfermeiros de Coimbra”), fundada em 1881 pelo médico Costa Simões –, mas também a actualidade do ensino da profissão.

A cerimónia do primeiro dia de lançamento deste postal inteiro (designação para postal com selo de franquia já impresso) e aposição do respectivo carimbo comemorativo realiza-se, no dia 07 de Dezembro, na abertura (pouco depois das 20h30) do Concerto Natal a favor dos sem-abrigo.

A edição pelos CTT de valores postais segue, segundo o Estatuto do Selo Postal português, “o propósito prioritário de evocar, nas edições e nas emissões de selos e postais, personagens, criações, efemérides, histórias e patrimónios que fazem parte do que há de mais profundo e genuíno na tradição, na cultura e na alma portuguesas”.

Bilhete-postal CTT enfermagem