Coimbra  23 de Outubro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Escola Agrária com edifício mais amigo do ambiente

8 de Maio 2018

A Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) concluiu, no seu edifício principal, o ‘Projecto de Eficiência Energética’, que permitirá uma poupança anual de cerca de 25 000 euros (322 Mwh/ano).

Este projecto visava, precisamente, a “redução significativa do consumo energético e da despesa anual” da Escola, bem como a “melhoria do conforto térmico e da qualidade do ar interior, proporcionando as melhores condições para as actividades lectivas, de investigação e de serviços”, refere, em nota, a instituição.

O projecto, cofinanciado pelo POSEUR, no âmbito da iniciativa “A Europa na minha região”, constitui na instalação de 673 luminárias LED com sensores e um sistema de gestão remoto, implantação de vãos envidraçados colocados em 974 metros quadrados (janelas e portas), em perfil de alumínio com corte térmico, bem como 1391 metros quadrados de isolamento térmico com coberturas, uma caldeira a biomassa e dois painéis solares térmicos para aquecimento de águas sanitárias. Com um investimento total de 346 000 euros, o projecto de eficiência energética da ESAC vai permitir uma poupança “equivalente ao consumo de 41 toneladas de petróleo e a emissão para a atmosfera de 94 toneladas de dióxido de carbono”, adianta a Escola.

“No futuro, a ESAC espera dar continuidade a este projecto através da implementação de novas medidas de eficiência energética”, conclui.

Para conhecer melhor de perto estas alterações de cariz ambiental e económico, a Escola Agrária vai promover visitas ao edifício, durante o dia de amanhã (09) – das 10h30 às 12h00 e das 15h00 às 16h30-, sendo necessária inscrição prévia para presidencia@esac.pt.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com