Coimbra  17 de Novembro de 2017 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Empresas de água da região Centro conquistam selos de qualidade

9 de Novembro 2017

A 12.ª Expo Conferência da Água, que decorreu, terça (07) e quarta-feira (08), em Lisboa, premiou diversas empresas de águas e resíduos, bem como autarquias da região Centro.

Foi na categoria “Selos de qualidade exemplar de água para consumo humano” que grande parte delas se distinguiram. Assim, foi atribuído o selo de qualidade a: Águas da Figueira; Águas de Coimbra; Águas do Centro Litoral; Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova; da Lousã; de Miranda do Corvo; Montemor-o-Velho; Penacova; Penela; Vila Nova de Poiares e empresa municipal de Cantanhede, a INOVA.

Muitas das autarquias recebem o galardão pela primeira vez, na medida em que se distinguiram, em 2016, ao assegurarem o cumprimento de um conjunto de critérios, previstos no regulamento dos ‘Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos (vertente águas)’. Foram avaliados indicadores como “água segura”; “perdas reais”; “ocorrência de falhas no abastecimento”; “reciclagem de resíduos de recolha selectiva”; “resposta a reclamações” e “cobertura de gastos”.

Do júri que avaliou os candidatos fazem parte várias entidades representativas do sector, designadamente a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA); a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB); a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH); a ESGRA – Associação para a Gestão de Resíduos; a APEMETA – Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais e a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

Os Selos de qualidade do serviço ERSAR 2017 (vertente águas) inserem-se na iniciativa da Entidade Reguladora Prémios e Selos de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos – ERSAR 2017, organizada em parceria com o jornal “Água & Ambiente”.

Este evento, integrado nos objectivos estatutários da ERSAR, visa “identificar, distinguir e divulgar casos portugueses de referência relativos à prestação dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos, avaliada nos termos dos vários ciclos de regulação”.

A selecção das entidades distinguidas é feita nos termos constantes do regulamento “Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos. Dados de 2016”, publicado na página da Internet da ERSAR.