Coimbra  11 de Dezembro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Duarte Nuno Vieira distinguido na Sérvia

8 de Outubro 2018

O director da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), Duarte Nuno Vieira, foi distinguido na Sérvia, este fim-de-semana, com o título de ‘Professor Visitante’ da Faculdade de Medicina da Universidade de Belgrado.

O professor catedrático da FMUC esteve naquele país para proferir uma conferência sobre o papel das autópsias no ensino e formação de profissionais de saúde, tendo depois sido atribuída a distinção.

Ainda durante a visita à capital da Sérvia, Duarte Nuno Vieira proferiu uma outra conferência no Instituto de Medicina Legal de Belgrado, sobre o futuro desta disciplina e das ciências forenses (à qual assistiram profissionais destas actividades de toda a Sérvia, assim como das vizinhas Macedónia, Eslovénia e Croácia).

O director da FMUC passou, ainda, pelo Centro de Direitos Humanos de Belgrado, onde participou com Djordje Alempijevic, membro do Comité Europeu para a Prevenção da Tortura, na apresentação de um relatório sobre migração e violência. “O assunto é de especial relevo na Sérvia, porque o país tem vivenciado situações bastante complexas relacionadas com a crise migratória dos últimos anos – é um das principias rotas de acesso à Europa Central e têm ocorrido frequentes denúncias de violência perpetrada sobre os refugiados e migrantes”, explica, em nota, a Universidade de Coimbra.

Duarte Nuno Vieira tem mantido uma colaboração regular com os países dos Balcãs, participando em diversas missões periciais na região após os conflitos bélicos da década de 1990 e envolvendo-se, mais recentemente, em acções de formação e de reestruturação de serviços médico-legais e prisionais, assim como em missões de avaliação de serviços prisionais, no contexto de actividades de organismos como a Organização das Nações Unidas, a Comissão Europeia e o Conselho Europeu de Medicina Legal.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com