Coimbra  21 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Docente da UC lidera consórcio para a matemática na indústria

10 de Dezembro 2017

Adérito Araújo é o primeiro português a liderar o Consórcio Europeu para a Matemática na Indústria (ECMI), revelou, hoje, a Universidade de Coimbra (UC).

O investigador é docente do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia, sendo o ECMI um consórcio de empresas e instituições académicas que visa promover e apoiar o uso da modelação, simulação e optimização matemáticas no tecido empresarial europeu.

À beira de exercer um mandato de dois anos, o investigador diz que, considerando os três vectores de actuação do ECMI (investigação, transferência de tecnologia e ensino), o seu objectivo principal consiste em realizar actividades concebidas para o  desenvolvimento da matemática industrial.

Adérito Araújo encara a sua eleição como “o reconhecimento pelo trabalho que, nos últimos anos, tem vindo a ser desenvolvido no âmbito da matemática industrial em Portugal”.

Segundo ele, o facto de um português assumir a presidência do ECMI constitui “uma oportunidade, por um lado, para que a comunidade matemática nacional se possa afirmar como protagonista no processo de desenvolvimento da matemática industrial a nível europeu, por outro, para colocar a Universidade de Coimbra e Portugal mais próximos dos centros de decisão das políticas europeias relacionadas com a investigação e transferência de tecnologia nesta área científica”.

A matemática industrial, sublinha Adérito Araújo, desempenha um papel fundamental no estímulo do crescimento económico da Europa.

O constante desenvolvimento tecnológico e os ciclos de inovação, cada vez mais frequentes, exigem respostas simples e eficazes para problemas complexos enfrentados pelo mundo empresarial, adverte o investigador.