Coimbra  25 de Setembro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Dire Straits Experience e vários artistas nacionais na Expofacic

7 de Março 2018

A noite de 28 de Julho na Expofacic, em Cantanhede, vai levar os visitantes numa viagem pelos anos 80 e 90, em inglês e em português. Dire Straits Experience e inúmeros artistas nacionais são os donos e senhores do palco principal nesse sábado.

Com a intenção de atrair públicos de diversas faixas etárias, a Expofacic volta a surpreender com uma noite dedicada “à música que marcou a adolescência e juventude de quem viveu esse período nas duas últimas décadas do século XX”.

Os Dire Straits Experience ajudarão o público a regressar a uma das épocas musicais mais férteis e prolíficas da história, com a sua sonoridade inconfundível. Mas nem só em inglês se fez a música nessas décadas. Em português e para reviver esses anos, para muitos denominados como “a geração de ouro do pop/rock nacional”, cantam Miguel Ângelo; Xana; Viviane; Lena d’Água; Ana Deus; Rui Pregal da Cunha e Luís Portugal, a que se juntam Ana Bacalhau e Samuel Úria, duas vozes herdeiras dessa tradição.

Dire Straits Experience é constituída por Chris White e Chris Whitten, antigos membros da banda original de Mark Knofler, que se apresentam acompanhados por quatro músicos com amplo currículo no suporte a artistas como Paul McCartney, Joe Cocker, Ray Charles, David Bowie, Tina Turner, Rod Stewart, Van Morrison ou David Gilmour.

“Diz quem já viu que é um espectáculo inesquecível, o virtuosismo puro dos instrumentistas e a impressionante dimensão criativa dos maiores sucessos de Dire Straits, incluindo ‘Sultans of Swing’; ‘Brothers in Arms’; ‘Money for Nothing’; ‘Walk of Life’; ‘Romeo and Juliet’; ‘Tunel of Love’; ‘Telegraph Road’; ‘Private Investigations’; etc.”, revela a Comissão Organizadora da Expofacic, em comunicado.

O palco principal do certame vai, ainda, contar com temas bem portugueses, interpretados pelos artistas acima mencionados e de onde se destacam músicas dos Já´Fumega; Lena d´Água; Táxi; Heróis do Mar; sem esquecer os Xutos e Pontapés; Rádio Macau; Sétima Legião; GNR; vem como Sitiados; Delfins; Entre Aspas ou Três Tristes Tigres.

Os intérpretes serão acompanhados “por uma super banda constituída por alguns dos melhores músicos nacionais, que se vai desdobrando ao longo do espectáculo entre o quarteto rock tradicional – bateria, baixo, guitarra e teclas – e a orquestra ligeira – juntando-se a percussão, trio de metais, quarteto de cordas e coros – conferindo assim uma grande dinâmica ao concerto”, adianta o certame.

Além disso, a noite de 28 de Julho começará com o espectáculo de stand up comedy “Top Génius”, de Nuno Markl e Vasco Palmeirim.

A Expofacic tem vindo, nas últimas semanas, a anunciar diversos nomes para o cartaz da sua edição de 2018, sendo já conhecidos o cantor e compositor britânico James Arthur (04 de Agosto), bem como os The Waterboys (31 de Julho). O certame decorre entre 26 de Julho e 05 de Agosto, em Cantanhede.