Coimbra  23 de Maio de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Dia do Antigo Estudante de Coimbra celebrado com concerto no TAGV

14 de Abril 2018

A 48.ª edição do Dia do Antigo Estudante de Coimbra terá lugar hoje, com um programa vasto que terá início na Porta Férrea e termina no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV).

Durante o dia, os Antigos Estudantes vão assistir à habitual Eucaristia, celebrada pelo capelão da Universidade, seguindo-se os tradicionais cumprimentos ao reitor e a fotografia de grupo.

O almoço, animado com um grupo musical, será no Palácio de São Marcos.

O ponto alto destas celebrações será o espectáculo nocturno, no TAGV, pelas 21h00, para assinalar o “Dia do Antigo Estudante de Coimbra” e a 64.ª “Tomada da Bastilha II”.

No concerto participará o Coro dos Antigos Orfeonistas da UC, o Orfeon Académico da UC, Associação dos Antigos Tunos da UC – Orquestra Principal, Orquestra de Tangos de Coimbra e, também, um momento com Jorge Condorcet, numa iniciativa que está integrada na 20.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra. Ainda nesta “gala” a Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra vai entregar o prémio excelência à Associação Cristã da Mocidade (ACM) pelo seu centenário.

A partir de agora, o dia 04 de Abril (excepcionalmente este ano as comemorações decorrem a 14) passará, então, a ser designado como o “Dia do Antigo Estudante de Coimbra” e o da “Tomada da Bastilha II”, uma data simbólica que remete para o dia 04 de Abril de 1954 , quando foi lançada a primeira pedra do actual edifício da Associação Académica de Coimbra.

A Associação dos Antigos Estudantes lembrou a data, precisamente, no seu dia – a 04 de Abril – com a apresentação oficial das comemorações e de um pequeno livro que retrata a “Tomada da Bastilha II”.