Coimbra  17 de Novembro de 2017 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Dez autarquias de Coimbra ganham título de familiarmente responsáveis

14 de Novembro 2017

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis acaba de divulgar a lista dos municípios premiados, este ano, com a Bandeira Verde por práticas amigas das famílias. Com 115 autarquias a concurso, a entidade premiou 61, e dessas, 10 são do distrito de Coimbra, que foi o que recebeu mais galardões.

Assim, Cantanhede, Coimbra, Lousã, Oliveira do Hospital, Miranda do Corvo, Góis, Soure, Tábua Arganil e Figueira da Foz foram os municípios galardoados, sendo que estes dois últimos receberam a distinção pela primeira vez. Já o Município de Cantanhede é o único do distrito que é distinguido desde a primeira edição do galardão, em 2009.

O Observatório avalia 12 áreas: apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; saúde; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais e participação social; medidas de conciliação entre trabalho e família; entre outras. Entre as práticas avaliadas estão o pagamento de creches e jardins-de-infância; a comparticipação de consultas de oftalmologia; apoio à aquisição de óculos; bancos e comparticipação de medicamentos; oferta da vacina fora do Plano Nacional de Vacinação; cantinas sociais; hortas sociais; cheque-bebé; ou transportes escolares gratuitos até ao 12.º ano.

“Trata-se, na prática, de facilitar a vida às famílias através de políticas transversais de apoio”, refere Isabel Paula Santos, responsável do Observatório. “Nota-se um grande esforço por parte dos municípios na criação de condições para captar e fixar as famílias, com medidas nalguns casos extraordinárias”, adianta, sublinhando que “o objectivo é que todas as autarquias adiram a este projecto, pois nota-se um efeito de contágio muito positivo em que as famílias são as grandes beneficiárias”.

A cerimónia de entrega das Bandeiras Verdes vai decorrer no próximo dia 29 de Novembro, no auditório da Fundação Centro De Estudos e Formação Autarquica (CEFA), em Coimbra, às 17h00.