Coimbra  21 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Dez anos depois o Trail de Conímbriga está vivo e recomenda-se

22 de Fevereiro 2019

O próximo fim-de-semana vai ser de emoções fortes para a organização e participantes do Trail de Conímbriga Terras de Sicó, já que a prova celebra o seu 10.º aniversário e esta será uma edição especial.

Pelos trilhos de Sicó, passando por todos os concelhos (à excepção de Alvaiázere), de Conímbriga a Penela, até Santiago da Guarda ou às Buracas do Casmilo, vão passar mais de 3 000 atletas, em quatro provas de 111, 52, 25 e 15 quilómetros, dando a este evento o título de “trail com o maior número de participações em Portugal”.

As provas mais duras, de 111 e 52 quilómetros, têm início já amanhã (23), às 00h00 e às 09h30, respectivamente; sendo que as restantes duas, onde está incluída a caminhada, ficam para domingo (24), com partidas entre as 09h00 e as 10h15.

A grande novidade nesta edição e, em particular, na prova ‘Trail Ultra Endurance’ é o facto de “todos os atletas levarem um aparelho geolocalizador”, permitindo, assim, à organização acompanhar o seu percurso em tempo real.

O Trail é organizado pela Associação ‘O Mundo da Corrida’, que decidiu, também, sinalizar os trilhos – que são os mesmos do ano passado – com bandeiras reflectoras. As partidas das provas estão localizadas na praça da República de Condeixa-a-Nova, excepto a dos 52 quilómetros, que será em Ramalhais de Cima, em Abiul, Pombal.

As provas de 111, 52 e 25 quilómetros estão incluídas no circuito nacional de trail, pelo que as duas primeiras contam para a pontuação de participação em provas internacionais.

Neste edição estão já confirmados os atletas Carlos Ferreira e Sofia Roquete, que venceram os 111 quilómetros no ano passado; bem como Jêrome Rodrigues, vencedor em 2016 e 2017, a par de João Rodrigues, Paulo Silva e Paula Penedo.

Para celebrar os 10 anos do trail, a Câmara de Condeixa-a-Nova irá, ainda, descerrar um marco comemorativo, junto a Conímbriga.