Coimbra  26 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Desafios da mobilidade eléctrica sujeitos a debate em Coimbra

25 de Fevereiro 2019

Os grandes desafios da mobilidade eléctrica vão ser debatidos, quarta-feira (27), em Coimbra (Ordem dos Engenheiros), durante um seminário luso-brasileiro.
Trata-se de um evento organizado pelo INSEC Coimbra – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra e pelo Grupo de Estudos do Sector Eléctrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, contando com a participação de representantes dos principais agentes do sector, incluindo reguladores (ERSE e ANEEL), Associação Portuguesa do Veículo Eléctrico, MOBI.E, Efacec Energia, Efacec Electric Mobility, EDP Comercial, SMTUC e Critical TechWorks.
Pretende-se debater a mobilidade eléctrica sob diversas perspectivas, apresentar “visões, experiências e desafios da promoção da mobilidade eléctrica em Portugal e no Brasil”, refere Carlos Henggeler, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e investigador do INESC.
O tema “Descarbonização e a perspectiva dos utilizadores” está a cargo de Teresa Ponce de Leão (do Laboratório Nacional de Energia e Geologia e da Associação Portuguesa do Veículo Eléctrico) e de Jorge Alves (autarca e administrador dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra).
Intervenientes noutras três mesas-redondas ocupam-se dos “Desafios da regulação”, de “Soluções comerciais, sistemas de carregamento e impacte nas redes” e de “Normalização e papel dos fabricantes de equipamentos”.