Coimbra  14 de Agosto de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Da Bairrada ao Mondego” apurada para a final das “7 Maravilhas à Mesa”

6 de Agosto 2018

A candidatura da “Mesa da Bairrada ao Mondego” foi apurada, ontem (05), para a final do concurso da RTP “7 Maravilhas à Mesa”.

A mesa promovida pela AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, que junta os municípios de Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova passou à final juntamente com a “Mesa Lajes do Pico”.

A candidatura contempla o património gastronómico e patrimonial dos territórios que vão desde a Bairrada ao Mondego, passando pela Gândara, desde a costa ao interior da região de Coimbra.

A sardinha na telha, o arroz de lampreia ou o incontornável leitão, “regados” com o espumante branco bruto Marquês de Marialva Baga Blanc de Noir 2015 e com o vinho tinto Marquês de Marialva Baga Reserva 2014 são algumas das propostas que agradaram ao júri do concurso. Em relação ao património, a região destaca o castelo de Montemor-o-Velho ou o Bussaco/Luso.

A “Mesa da Bairrada ao Mondego” conta com o apoio técnico do ‘chef’ Luís Lavrador e, além dos municípios que a constituem, tem a parceria da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, da Adega Cooperativa de Cantanhede, da Fundação Mata do Bussaco e do Hotel Palace do Bussaco.

Ao apresentar a candidatura, a AD ELO pretendia “apresentar uma proposta gastronómica e patrimonial reconhecida e que representasse um território tão vasto, diverso e rico como o dos seis municípios que vão do litoral ao interior serrano”.

Para o presidente da AD ELO e do Município da Mealhada, Rui Marqueiro, “isto foi o resultado do trabalho de muitas pessoas e de todos os promotores que zelam pelo património desta sub-região que integra a região Centro do país e que vale a pela visitar a excepcional gastronomia”.

O autarca realçou, ainda, que para além dos patrimónios a concurso “há muitos mais motivos para visitar este território”.

Já no domingo anterior (29 de Julho), outra candidatura da região, “Mesa Terras da Chanfana” (Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares), tinha sido apurada para a final do concurso.

Assim, as duas candidaturas do Centro – “Mesa da Bairrada ao Mondego” e “Mesa Terras da Chanfana” vão disputar um lugar no pódio das “7 Maravilhas à Mesa”, numa gala a 16 de Setembro, em Albufeira.

As votações reabrem a 09 de Setembro.