Coimbra  18 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

D.A.M.A, Fernando Daniel e Raquel Tavares animam Expo Miranda

30 de Maio 2018

A 28.ª edição da Expo Miranda, que será inaugurada hoje, pelas 18h00, e termina no próximo domingo (03), vai ter como grande atracção a música portuguesa. Pelo palco do certame, junto ao Mercado Municipal de Miranda do Corvo, vão passar D.A.M.A, Fernando Daniel, Raquel Tavares ou Ruizinho de Penacova.

O cartaz, que aposta forte na diversidade, inclui, ainda, os espectáculos de tributo aos Queen e U2, com os grupos “A Kind of Queen” e “ The Fly”, que se realizam hoje à noite.

O evento é organizado pela Câmara Municipal de Miranda do Corvo e constitui-se como o “maior certame anual realizado no concelho, com relevo na região e até a nível nacional”, explica a autarquia. Os seus objectivos passam pela “promoção da actividade industrial, comercial, social e cultural, envolvendo o turismo, o artesanato e a gastronomia local”, garantindo o Município a “diversidade da oferta em termos de espectáculos, que são um dos factores decisivos para a enorme afluência de público que todos os anos acorre ao certame”.

Além da música e da animação, a gastronomia terá um destaque especial, potenciado pelo papel das colectividades do concelho na dinamização das tradicionais tasquinhas, promovendo o que de melhor se confecciona na região e no país.

E porque, cada vez mais, o turismo tem um peso fulcral no desenvolvimento económico dos concelhos, a autarquia decidiu apostar nessa área e ter, no interior do Mercado Municipal, uma secção dedicada exclusivamente a esse sector. A ideia é “apostar na promoção e no desenvolvimento de fluxos turísticos, bem como na valorização dos recursos naturais e endógenos de toda esta região”

O artesanato, com artesãos locais, é outra das áreas expositivas, “divulgando os saberes fazeres ancestrais e um património imaterial riquíssimo que chegou até aos nossos dias e que nos cabe valorizar”, justifica a Câmara Municipal, adiantando que, nesta edição, vão estar presentes cerca de 150 expositores.

Entradas livres todos os dias

Uma das principais novidades e que poderá ser um factor de atracção adicional à Expo Miranda são as entradas gratuitas em todos os dias do evento. Esta é uma medida que será implementada pela primeira vez, tendo sido uma proposta do próprio presidente da Câmara, Miguel Baptista, aprovada por maioria (com abstenção da oposição).

Segundo o autarca, esta decisão permitirá “atrair um maior número de visitantes ao concelho” durante os cinco dias do evento, que tem tido uma média de 25 000 visitantes em anos anteriores, reforçando desta forma “a aposta sustentada que a Câmara tem feito na área da cultura e turismo”.

Simultaneamente, o autarca acredita que “a não cobrança de ingressos resultará na poupança de despesas ao nível de segurança, horas extraordinárias com funcionários, material impresso e logístico, entre outras”, bem como levará a que mais visitantes possam conhecer “a gastronomia, o artesanato e os produtos endógenos do nosso concelho e reforçar o contributo para a economia local”.

Para esta 28.ª edição, a autarquia admite um orçamento que ronda os 120 000 euros.

Programa diversificado

A música que se ouvirá pelo recinto é para todos os gostos e bem portuguesa. À excepção dos concertos de ontem, com o tributo aos Queen e aos U2, os restantes dias serão preenchidos com talentos nacionais e locais.

Para hoje, pelas 22h30, está prevista a actuação do vencedor da penúltima edição do programa “The Voice”, Fernando Daniel, que lançou em Março o seu primeiro álbum “Salto” e de onde saíram os sucessos “Espera”, “Nada Mais” ou “Mágoa”.

Amanhã (01), dia em que se celebra o feriado municipal, a Expo Miranda apresenta uma novidade que promete atrair muitos visitantes ao evento: um espectáculo de ‘stand up comedy’ com o humorista Hugo Sousa, às 23h00. Antes (22h00), actuam os Dragonauts e ao início do dia seguinte (00h30) é a vez do DJ e produtor Mastiksoul subir ao palco e apresentar alguns dos seus temas mais emblemáticos: “Gasosa”, “Maravilhosa” ou “Livre”.

Os D.A.M.A são os artistas para a noite de sábado (02), pelas 22h30, num concerto onde irão apresentar o seu mais recente disco “Lado a Lado”, lançado no final de 2017. “Oquelávai” é o primeiro single deste álbum, mas o grupo tem outros êxitos como “Às vezes”, “Tempo para quê”, “Não faço questão” ou “Não Dá”.

A última noite, no domingo (03), está reservada para momentos musicais mais sóbrios, mas igualmente apreciados, com a voz única de Raquel Tavares. A fadista apresentou no ano passado o álbum “Roberto Carlos por Raquel Tavares – Do fundo do meu coração”, que contém temas inesquecíveis do cantor brasileiro como “Você” e “Como é grande o meu amor por você”, bem como os êxitos da sua já sólida carreira “Meu Amor de Longe”, “Amor Maior” ou “Rosa da Madragoa”. Ainda durante a tarde de domingo, a música ficará a cargo do bem conhecido Ruizinho de Penacova, que irá animar os visitantes a partir das 16h00.

Miguel Baptista, presidente da autarquia, destaca a diversidade do cartaz, que pretende “convidar as pessoas a deslocarem-se ao concelho durante estes dias”, para “desfrutarem da música, da gastronomia local e conhecer a actividade industrial e comercial do concelho”.

O feriado municipal, na sexta-feira (01), pela manhã, terá a sua sessão solene nos Paços do Concelho, local onde a Câmara Municipal irá atribuir 32 votos de louvor a cidadãos, empresas e instituições do concelho, na presença da secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro. Entre os distinguidos estará o cantor Paulo Sousa e o ‘hacker’ André Baptista.

Ainda no âmbito do “Dia do Município” e contando com a presença da governante, será inaugurado o espaço da Divisão de Desenvolvimento Social (DDS), situado junto ao Julgado de Paz, na praceta de Luís de Camões. O edifício sofreu obras de requalificação no valor de 50 000 euros e passou a acolher alguns dos serviços da câmara: Acção Social, Educação, Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CCPJ) e Gabinete de Inserção Profissional, departamentos onde trabalham 12 pessoas.

Para a vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Gouveia, a nova Divisão de Desenvolvimento Social “reúne no mesmo espaço um conjunto de serviços que se encontravam dispersos por vários locais”, sendo que “a remodelação feita no edifício permite uma maior discrição a quem se dirige ao espaço, principalmente para tratar de assuntos ligados à área da Acção Social ou da CPCJ”.

Certame tem “Selo EcoEvento”

A edição de 2018 da Expo Miranda vai ter, pela primeira vez, o “Selo EcoEvento”, atribuído pela ERSUC (Entidade de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos).

Segundo a autarquia mirandense, esta é, também, a primeira vez que a ERSUC atribui este selo de qualidade a uma organização.

Ter o “Selo EcoEvento” implica que, durante os cinco dias, o Município compromete-se “a separar e entregar todos os resíduos de embalagem resultantes dos vários eventos previstos e a promover as melhores práticas ambientais em todo o recinto”.

O desempenho ambiental do evento será premiado pela empresa ERSUC com a atribuição de um valor monetário aos produtos recolhidos, que será entregue, depois, aos Bombeiros Voluntários de Miranda do Corvo.