Coimbra  20 de Outubro de 2017 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Corrida “Pedro e Inês” realiza-se este domingo

6 de Outubro 2017

O Parque Verde de Coimbra será o ponto de partida para mais uma edição da corrida “Pedro e Inês”, que acontece este domingo (08), a partir das 10h30.

Organizada pela Câmara Municipal de Coimbra e pela Xistarca, integrada no Circuito Nacional de Estrada 2017, a prova principal desenrola-se num percurso de aproximadamente 10 quilómetros, tendo como potenciais participantes atletas populares e federados, de ambos os sexos, com mais de 18 anos de idade.

A prova inclui, ainda, uma outra corrida e caminhada de cinco quilómetros.

Esta é já a quinta edição da corrida, que tem atraído centenas de participantes, crescendo todos os anos. Em 2016 estiveram em prova mais de 700 atletas, um número que se espera idêntico para este ano.

O objectivo desta iniciativa é “abrir novos caminhos na vertente do exercício físico em Portugal, incentivando não só a experimentação de provas de atletismo por parte do público em geral, mas também estimular a uma prática contínua de exercício pela população mais sedentária”, refere a Xistarca, acrescentando que o evento “permite ao cidadão comum o acesso a provas de atletismo em diferentes cidades do país”.

Confirmada está já a presença de um dos maiores atletas portugueses de sempre, o conimbricense José Carvalho, que tem apadrinhado o evento, assim como outros atletas portugueses de renome.

Desde a primeira edição que a iniciativa tem por hábito prestar homenagem a atletas conimbricenses que tenham atingido um estatudo de relevância no atletismo nacional e internacional. Depois de José Carvalho, Conceição Moura, Aniceto Simões e Helena Carvalho, este ano o homenageado será Mário Teixeira.

O percurso será o seguinte: Partida do Parque Verde do Mondego (margem direita) – ponte de Pedro e Inês – avenida de Inês de Castro (junto ao posto de combustível) – avenida de Conímbriga – avenida da Cidade Aeminium – largo da Portagem – avenida de Emídio Navarro – Parque de Dr. Manuel Braga – Parque Verde do Mondego, seguindo o mesmo percurso para uma 2ª volta.