Coimbra  20 de Abril de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Condeixa: Festival Deniz-Jacinto está de volta com 11 espectáculos

10 de Janeiro 2018

O Cineteatro de Condeixa-a-Nova volta a ser o palco para o já conhecido Festival Deniz-Jacinto, que regressa para nova edição entre o próximo sábado (13) e 24 de Fevereiro.

A programação é, este ano, mais “eclética” e destinada a todos os públicos, num total de 11 espectáculos, dos quais se destaca a peça “Memórias Partilhadas”, uma co-produção do Teatro de Montemuro e do Teatro Nacional de D. Maria II.

O Festival, promovido pela autarquia de Condeixa, foi lançado em 2016 e pretende “homenagear um dos mais importantes teatrólogos portugueses, Manuel Deniz-Jacinto, nascido nesta vila em Janeiro de 1915”, explica a Câmara Municipal.

“O palco do cineteatro será partilhado por companhias de teatro profissionais e amadoras, com produções para todos os tipos de público, fazendo com que este festival seja uma celebração do teatro partilhada por todos os condeixenses”, adiantou Liliana Pimentel, vice-presidente e vereadora do Município.

O Festival Deniz-Jacinto arranca já este sábado (13), pelas 21h30, com a comédia “A vida é curta demais para passar lençóis a ferro”, de Sofia Bernardo; seguindo-se, no domingo (14), o primeiro espectáculo dirigido ao público infanto-juvenil “A Abelha”, pela mão da ProtagonizaMagia.

No fim-de-semana seguinte, a 20 de Janeiro, pelas 21h30, sobe ao palco a peça “Memórias Partilhadas”, uma co-produção do Teatro do Montemuro e do Teatro Nacional D. Maria II. No dia seguinte, pelas 16h00, a programação do Festival continua com a apresentação de “Lusíadas”, pelo TAP – Teatro Amador de Pombal, privilegiando o público infanto-juvenil.

No último fim-de-semana deste mês (27), pelas 21h30, será apresentada a peça “A Ilha dos Escravos”, de Pierre Marivaux, pela companhia Teatro das Beiras. A 28 de Janeiro haverá sessão dupla de “Hakuna Matata”, às 11h00 e 16h00, numa produção da ProtagonizaMagia e destinada a todas as famílias.

Nos dias 03 e 10 de Fevereiro, sempre às 21h30, a Oficina de Teatro de Condeixa apresenta as suas mais recentes produções “Todo-o- Mundo Joga!” e “Lisístrata”, respectivamente.

A Oficina de Teatro “tem vindo a afirmar-se no panorama cultural, contribuindo, com esforço e dedicação à arte, para relançar a tradição do teatro na vila”, revela a autarquia. Com encenação de Emília Caridade e Diana Lima, a Oficina de Teatro de Condeixa é constituída por duas turmas com idades compreendidas entre os 12 e os 75 anos, maioritariamente amadores.

A 11 de Fevereiro, “O Voo” convida o público mais jovem a assistir a uma produção da companhia Partículas Elementares. A peça premiada “À Deriva”, produzida pelo grupo de teatro da Ajidanha –

Associação de Juventude de Idanha-a-Nova será apresentada dia 17 de Fevereiro, às 21h30.

A encerrar o Festival Deniz-Jacinto 2018, o Cine-Teatro de Condeixa recebe dia 24 de Fevereiro, pelas 21h30, “Os Emigrantes”, de Slawomir Mrozeck, peça que a companhia CITEC – Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho estreou em Março de 2017, em resultado de uma coprodução com o Trailaró, grupo do Casal Cimeiro (Soure).

O preço dos bilhetes para os espectáculos é de dois euros para as peças de sábado à noite e de um euro para as peças de domingo à tarde, devendo os mesmos ser adquiridos ou na véspera ou no próprio dia.

A autarquia disponibiliza, ainda, a possibilidade de se reservar lugares antecipadamente, através dos contactos 961890274 ou do e-mail festivalteatro.denizjacinto@cm-condeixa.pt.