Coimbra  23 de Julho de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Concerto de ano novo pela Orquestra Clássica do Centro

5 de Janeiro 2018

O salão nobre da Câmara Municipal de Coimbra vai abrir as portas aos conimbricenses, no próximo domingo (07), pelas 18h30, para um concerto de ano novo com a Orquestra Clássica do Centro.

Promovido pela autarquia conimbricense e com entrada totalmente gratuita, o espectáculo vai contar com a direcção do maestro José Eduardo Gomes e pretende “celebrar a entrada no novo ano, além de proporcionar aos munícipes um momento musical de elevada qualidade”.

A Orquestra Clássica do Centro vai interpretar obras de Mozart (abertura da ópera “Così fan Tutte”), de Schubert (“Rosamunde”) e, maioritariamente, de Strauss (“Trish Trash Polka”, “Rosen aus dem Suden”, “Pizzicato Polka” e “An der schönen blauen Donau”).

O espectáculo está integrado na programação de Natal da cidade – “Luzes sobre a ‘Baixa’ de Coimbra”, que vai continuar até à próxima segunda-feira (08), com diversas evocações culturais.

Já hoje, pelas 16h30, o Grupo de Cavaquinhos da Aposenior actua junto ao Museu Municipal / Edifício Chiado.

À noite, a partir das 21h00, a antiga igreja do Convento de São Francisco recebe um concerto de Reis, pelo Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra e o Coimbra Gospel Choir.

Este é um evento com cariz solidário, a favor da Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel, pelo que o acesso é feito através de um contributo (em géneros alimentares ou pecuniário).

Para amanhã (06), as actividades continuam no mercado municipal de D. Pedro V, que acolhe, a partir das 10h00, o projecto “Reinventar o Quotidiano”, promovido pela Associação Apojovi – Aposenior. Ainda neste espaço, e a terminar no sábado, está patente a exposição/venda de presépios artesanais, no exterior do piso térreo.

Na “Baixa” da cidade, a animação decorre durante a tarde (entre as 14h00 e as 17h00), om a presença do Grupo de Concertinas Sons de Casconha, do Grupo Vocal Ad Libitum e do coro infantil

Cherubinni Ad Libitum. Os Antigos Orfeonistas fecham a programação do Dia de Reis, com uma actuação no átrio dos Paços do Município de Coimbra, prevista para as 18h00.

A autarquia explica, ainda, que para este sábado (06) estava prevista, ainda, uma actuação do Grupo Folclórico e Etnográfico “As Tecedeiras de Almalaguês”, cancelada, por motivos relacionados com o óbito de um dos seus mais antigos elementos.

Na segunda-feira (08), encerram as comemorações da época natalícia na cidade com o “Cantar os Reis”, na Casa-Museu de Miguel Torga, pelas 18h30. Os cantares estarão a cargo do Grupo Etnográfico da Região de Coimbra e o acesso é livre.