Coimbra  23 de Abril de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: “The Loop” dá vida à “Baixa”

21 de Março 2019

A sociedade “Loop”, vocacionada para a inovação social, inaugurou, hoje, um espaço, na «Baixa» de Coimbra, para onde promete atrair “talento, juventude e empresas”.

The Loop Company é responsável pelo reaproveitamento do antigo edifício das “Galerias Coimbra” (praça do Comércio), o qual irá acolher zona de restauração, bar, auditório, área comercial e espaço partilhado para trabalho.

Igualmente vocacionada para a economia circular – que consiste em prolongar no tempo, mediante reutilização, o valor de um produto –, a empresa associa a opção pela «Baixa» a uma componente de estímulo sem perder de vista o simbolismo inerente a este passo.

Segundo João Bernardo Parreira, a “Loop” quis “fazer jus à sua veia circular, contribuindo para a revitalização de uma área da cidade deixada para trás por pessoas e por empresas”.

Depois de ter lançado no mercado, em 2016, a Book in Loop e, em 2018, a BabyLoop, em parceria com Carolina Patrocínio e o Grupo Sonae, The Loop Company é, hoje em dia, uma empresa multiproduto presente em três sectores: economia circular e da partilha, inovação e impacto social, a par de desenvolvimento de soluções tecnológicas de «software» e electrónica.

Após os seus primeiros três anos de vida no Instituto de Pedro Nunes, é altura de a “Loop”, segundo João Parreira, possuir “casa própria” e de “dar de volta apoio recebido, ajudando outros projectos a dar os primeiros passos”.

Criada para venda de artigos de puericultura em segunda mão, a BabyLoop é interlocutora de quem deixou de ver préstimo nos carrinhos de bebé, berços, cadeiras e alcofas.

Quanto ao conceito “Uniloop rewards”, ele corresponde a um projecto, apoiado pela Fundação de Calouste Gulbenkian, concebido para premiar alunos universitários que adoptem comportamentos sustentáveis e saudáveis, como a mobilidade partilhada, prática de actividade física e consumo responsável.

O ministro do Ambiente e Transição Energética, Matos Fernandes, apologista da economia circular, declarou estar “muito entusiasmado” com o trabalho da empresa.

O líder do Município conimbricense, Manuel Machado, felicitou a Lopp Company por ela ter “abraçado um desafio tão importante”.

Amílcar Falcão, novo reitor da Universidade de Coimbra, louvou a iniciativa de requalificação daquele espaço da «Baixa» citadina.

António Júlio Veiga Simão, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), e o líder da União de Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos, assistiram ao primeiro acto do reaproveitamento de um espaço situado no topo a Norte da praça do Comércio.