Coimbra  17 de Dezembro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: The Legendary Tigerman apresenta-se no Festival Lux Interior

14 de Setembro 2018

A segunda edição do “Festival Lux Interior”, organizado pela editora Lux Records em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra, decorre até amanhã (15), no Convento de São Francisco e tem como destaque, hoje, o conimbricense The Legendary Tigerman.

O Festival é já um evento conceituado, teve início ontem (13), e traz até Coimbra os concertos de Portuguese Pedro e Ruby Ann (ontem), sendo que hoje sobe ao palco do Convento de São Francisco Twist Connection e The Legendary Tigerman. Amanhã é a vez dos concertos de The Walks e Belle Chase Hotel.

O evento proporciona, ainda, uma exposição fotográfica de Bruno Pires e uma feira de vinil, a partir das 15h00, além da exibição do documentário “Fade Into Nothing road movie”, de Paulo Furtado, Pedro Maia e Rita Lino, hoje, às 19h00; e a projecção do filme “Farewell” de Rui Portulez, sobre as histórias à volta do álbum de estreia da banda conimbricense Sean Riley & The Slowriders, amanhã (15), pelas 19h00.

Os espectáculos têm início às 21h45 e os bilhetes estão, agora, à venda com o custo 15 euros (bilhete diário).

Lux Records edita “exclusivo mundial” de Dean Wareham

No início deste mês, a editora que organiza o Festival lançou a edição em vinil das maquetes que o músico Dean Wareham gravou antes de serem usadas pela banda americana Luna, da qual fez parte.

O disco, intitulado “Luna Demos”, é um “exclusivo mundial” da Lux Records, recuperando as músicas que Dean Wareham compôs e gravou antes de formar os Luna, em 1991, e que acabariam por ser regravadas por aquela banda americana.

Os Luna actuaram em Coimbra, precisamente, a 03 de Setembro, num pré-festival Lux Interior, e que a editora aproveitou para lançar o disco. O vinil conta com vários temas gravados por Dean Wareham, sozinho, ou acompanhado por outros músicos, numa textura “mais crua” e com uma sonoridade “completamente diferente” das músicas que foram depois regravadas pelos Luna, disse à agência Lusa o responsável pela Lux Records, Rui Ferreira.

O disco, lançado em vinil a pedido do próprio Dean Wareham, está disponível em duas edições numeradas – de vinil preto e vinil transparente – sendo que a edição transparente já está “praticamente esgotada com as reservas”, afirmou o responsável.

Contando com distribuição nos Estados Unidos, Inglaterra e resto da Europa, a edição vai ter apenas 600 exemplares.

Segundo o responsável pela Lux Records, esta poderá ser apenas a primeira de outras colaborações de Dean Wareham e dos Luna com a editora de Coimbra. Nomeadamente, segundo Rui Ferreira, “há a perspectiva de convidar os Luna para fazerem três versões de outras músicas”, no âmbito de um projecto que o responsável está a desenvolver: uma compilação apenas com ‘covers’.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com