Coimbra  17 de Dezembro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra tem uma nova escola de Fado

6 de Dezembro 2018

Inês Rodrigues (Grupo de Fado ‘Maio’ – formado por alunos da Escola); Rui Lucas (Grupo de Fado ‘Amanhecer’); Diogo Mendes (professor e director da escola a tocar guitarra) e João Ferreira

 

“Escola de Fado de Coimbra” é o novo espaço na cidade onde se pode aprender a arte de tocar Fado de Coimbra na guitarra portuguesa.

O timoneiro deste projecto é Diogo Mendes, antigo presidente da secção de Fado da Associação Académica de Coimbra (AAC), que já colabora regularmente com diversas casas de fado em Coimbra, é membro do grupo de Fado Amanhecer e está a gravar o seu primeiro álbum em nome próprio.

A escola, que começou por ser um projecto de Diogo Mendes em 2014, permite aos alunos ter aulas individuais, de grupo, ambas ou masterclasses, com um horário flexível e com um método de ensino baseado no treino com “fados, guitarradas, ritmo, escalas, arpejos, improviso, criatividade e composição! Sem faltar a teoria musical, o treino auditivo, as tablaturas e vídeos para estudar em casa”.

O objectivo é “promover uma forma mais livre e democrática do ensino da guitarra portuguesa, assim como o desenvolvimento e divulgação desse instrumento e do Fado de Coimbra”, revela o proprietário.

O desafio para os alunos é: “aprende a canção ‘Verdes Anos’ no primeiro mês ou devolvemos a mensalidade!”.

A escola, que foi inaugurada no passado fim-de-semana, fica situada no centro comercial Primavera, em Celas (avenida de Calouste Gulbenkian).

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com