Coimbra  11 de Dezembro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra recebe congresso “José Saramago: 20 anos com o prémio Nobel”

8 de Outubro 2018

O Nobel da Literatura português, falecido em 2010, é o tema principal do congresso internacional “José Saramago: 20 anos com o prémio Nobel”, que decorre no Convento de São Francisco, em Coimbra, entre hoje e a próxima quarta-feira (10).

A iniciativa, organizada pelo Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra e a Câmara Municipal de Coimbra, contou, na sessão de abertura, hoje, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa; do ministro da Cultura, Luís Castro Mendes; do reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva; do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado; e da presidente da Fundação José Saramago, Pílar del Rio.

Na cerimónia será entregue ao estudante Roberto Gastão de Araújo Saraiva, da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha, o primeiro prémio do concurso de ensaio destinado a estudantes do ensino secundário.

Com um programa vasto durante estes três dias, o encontro que celebra a vida, a obra e o único Nobel da Literatura português, precisamente no dia em que passam 20 anos do anúncio da distinção.

A programação conta com quatro conferências plenárias, por Teresa Cristina Cerdeira (Universidade Federal do Rio de Janeiro); David Frier (University of Leeds); Roberto Vecchi (Università di Bologna) e Carlos Reis (Universidade de Coimbra), e três mesas plenárias: “Personagens e identidades”; “Diálogo sobre Deus e Saramago” e “Outros Saramagos: transmediações”.

Durante os três dias haverá, ainda, lugar à apresentação de cerca de 60 comunicações.

Carlos Reis, coordenador do CLP e da comissão executiva, revela que “a expectativa do congresso é dupla. Primeiro: que se faça uma actualização do conhecimento em torno do escritor, nestes 20 anos subsequentes à atribuição do Prémio Nobel da Literatura e também naqueles que se seguiram à sua morte, em 2010. Segundo, que essa actualização abra novas pistas de análise da obra de Saramago, especialmente em âmbito académico”.

Este encontro internacional conta com cerca de 300 participantes, entre professores, investigadores, estudante e público em geral.

Após o encerramento do congresso, por Pilar del Río, presidente da Fundação José Saramago, será representada uma adaptação dramatúrgica d’ O Ano da Morte de Ricardo Reis, pela companhia Éter – produção cultural.

O congresso “José Saramago: 20 anos com o Prémio Nobel” conta com os apoios da Reitoria e da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, bem como da Fundação José Saramago e da Porto Editora.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com