Coimbra  19 de Novembro de 2017 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Olivais com orçamento participativo de 20 000 euros

19 de Maio 2017

A Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, em Coimbra, anunciou, hoje, a abertura do período de candidatura de projectos ao orçamento participativo geral e ao dedicado aos jovens, cada um dotado com 10 000 euros.

“Este mecanismo de democracia participativa, que vai para a sua terceira edição ao nível dos jovens, foi pioneiro no concelho de Coimbra e tem tido uma participação crescente”, referiu Manuel de Oliveira, presidente da Junta de Freguesia, sublinhando a abertura, pela primeira vez, às comissões de moradores, associações culturais, sociais, desportivas e cidadãos em geral.

“Não se trata de nenhuma promessa política, mas de uma realidade, pois os orçamentos participativos integram o orçamento do corrente ano da Junta de Freguesia e são para ser concretizados a partir de 31 de Julho e, se possível, até 01 de Outubro”, acrescentou o autarca.

As propostas para o orçamento participativo, tanto geral como na categoria jovem (entre os 18 e os 30 anos) podem ser apresentadas de hoje até 16 de Junho, decorrendo desde o final do prazo até 30 de Junho a análise técnica.

Para 03 de Julho está marcada a assembleia participativa e a votação dos projectos decorrerá de 05 a 28 de Julho, com a divulgação pública dos resultados a ocorrer a 31 de Julho.

Em ambas as categorias poderão ser contemplados vários projectos, até ao limite de 10 000 euros, e o regulamento de candidatura pode ser consultado na página da Internet da Junta de Freguesia em www.jfsao.pt.