Coimbra  20 de Abril de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Movimento disponibiliza Grandes Opções do Plano

11 de Janeiro 2018

As Grandes Opções do Plano (GOP) do Município conimbricense e o orçamento camarário estão disponíveis para consulta no portal do movimento “Somos Coimbra” (www.somoscoimbra.org).

A iniciativa do movimento liderado por José Manuel Silva é justificada com o facto de, alegadamente, remontar a 2011 a mais recente divulgação das GOP através do portal da Câmara conimbricense.

O que pretendemos é que os munícipes possam consultar e escrutinar as GOP e o orçamento, para avaliar a sua qualidade e grau de cumprimento; trata-se de uma questão de transparência e democracia”, assinala o vereador José Manuel Silva.

A Assessoria de Imprensa da autarquia indicou, entretanto, que o orçamento e as GOP, de 2007 a 2018, podem ser consultados em https://www.cm-coimbra.pt/index.php/servicos/documentacao-geral/menu-area-de-ficheiros/plano-orcamento-e-contas/documentos-previsionais/grandes-opcoes-do-plano-e-orcamento .

“Alguém sabia que as GOP estavam disponíveis no portal da Câmara”?, questiona José Manuel Silva, acrescentando: se já lá estavam – repetindo o “se” – não as vimos, de facto, apesar de as termos procurado com alguma paciência e de fazermos uma pesquisa com o próprio motor de busca.

Para o autarca, “o portal da CMC é mau e não é amigo do utilizador”, avultando que “a insistência” de Manuel Machado “em não resolver o problema do vírus indicia que não queria consultas”.

“Por alguma razão, a Câmara Municipal de Coimbra desceu 100 lugares no Índice de Transparência Municipal”, declarou o vereador ao “Campeão”.

Somos Coimbra” está representado na vereação por dois edis e na Assembleia Municipal por outros seis autarcas (entre eles o presidente da Junta da União de Freguesias de Souselas / Botão).