Coimbra  14 de Agosto de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Médicos debatem confidencialidade dos dados clínicos

7 de Fevereiro 2018

“Confidencialidade e propriedade dos dados clínicos” é o tema que estará em debate numa sessão a realizar, amanhã (quinta-feira), pelas 21h00, na sala de Miguel Torga da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM).

Esta iniciativa, organizada pelos gabinete de Ética e Deontologia e pelo gabinete de Informação e Tecnologia da SRCOM, tem como objectivos “dar a conhecer o novo regulamento de protecção de dados, perceber o impacto na clínica de um médico sobre esta alteração e a problemática da confidencialidade dos dados”.

A palestra principal será proferida pelo engenheiro de software Marco Neves, com mais de 10 anos de experiência no sector e, actualmente, quadro da Symantec (líder mundial na área de cibersegurança), onde desempenha funções de gestão de projecto, formação interna e desenvolvimento de soluções de automação de testes em software.

Será também oradora a responsável pelo Gabinete de Ética da SRCOM, a professora Margarida Silvestre.

A iniciativa assume particular relevância tendo em conta que em Maio entra em vigor o Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD), que substitui a actual directiva e lei de protecção de dados pessoais.