Coimbra  20 de Novembro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Espaço pedonal vai ser potenciado no largo de Celas

13 de Setembro 2018

A Câmara de Coimbra vai potenciar o espaço pedonal do largo de Celas, local definido, hoje, pelo líder do Município, em conferência de Imprensa, como entroncamento de vias rodoviárias.

Interpelado pelo “Campeão”, durante a divulgação do programa conimbricense da Semana Europeia da Mobilidade, Manuel Machado preconizou a “racionalização do uso do espaço” mediante o seu aproveitamento para os peões.

O esboço da transformação do entroncamento em praça é da autoria do arquitecto Vasco da Cunha, outrora vereador (eleito pelo PSD).

Por ocasião da Semana Europeia da Mobilidade (16 a 22 de Setembro), a Câmara conimbricense vai consignar três empreitadas de requalificação do espaço público.

A 17 de Setembro, irá ser consignada a empreitada “Rua para todos / «Alta» – requalificação da rua da Ilha, rua de Guilherme Moreira, rua de José Falcão, travessa da Trindade, beco da Pedreira e largo do Hilário”.

Trata-se de uma obra integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), a qual representa um investimento de 740 000 euros (IVA incluído) e pretende dotar aquela zona histórica da cidade de melhores condições de mobilidade pedonal e de novas infra-estruturas.

No dia seguinte, será consignada a empreitada “Caminhos pedonais – troços Cruz de Celas / «Baixa» e Arregaça / Lóios”, igualmente integrada no PEDU, cujo montante de investimento ascende a 985 000 euros (IVA incluído).

A 21 de Setembro, vai ser consignada a empreitada do “Interface intermodal Coimbra Norte (primeira fase) – PEDU” (ligação de parques de estacionamento da avenida de Fernão de Magalhães e da rua de Padre Estêvão Cabral).

Orçada em 517 000 euros (IVA incluído), a obra visa permitir a criação de uma via de circulação

directa entre a sobredita avenida e a referida rua, havendo lugar, ainda, à reformulação do acesso que liga a avenida de Fernão de Magalhães à avenida de Aeminium (sob a linha de caminho-de-ferro).

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com