Coimbra  20 de Abril de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Castelo Viegas e Santa Clara ganham novo espaço de lazer

11 de Abril 2019

Ao centro, João Gaspar, Carlos Cidade, José Simão e Joana Falcão

«Íï

A Mata dos Cedros, em Marco dos Pereiros, concelho de Coimbra, conta com uma nova área de lazer e cerca de 70 oliveiras, hoje inaugurada.

Esta intervenção foi realizada no âmbito de uma parceria entre a União de Freguesia de Santa Clara e Castelo Viegas e a REN – Redes Energéticas Nacionais, de forma a garantir as condições de segurança na envolvente da subestação da REN.

Da requalificação levada a cabo pela REN, fez parte a integração paisagística da área intervencionada, através do fornecimento e plantação de 70 oliveiras, assim como a criação de um espaço de lazer para a população constituído por zonas de piquenique, de descanso e passeio, através do fornecimento de vários mobiliários urbanos, como por exemplo mesas, papeleiras, churrasqueiras, 30 bancos, mesas para refeição e pérgolas.

José Simão, presidente da Junta da União de Freguesia de Santa Clara e Castelo Viegas, afirmou que “esta requalificação é fruto de um carinho e cortesia da REN com as gentes da freguesia de Castelo Viegas”.

“É uma intervenção bem sucedida, que permite com segurança fruir de um espaço de lazer e convívio, ideal para se tornar num ponto de encontro de amigos e família”, acrescentou.

Para Joana Falcão, arquitecta e autora do projecto, “perante a necessidade de mudança, esta foi uma excelente prova de que, unidos os esforços de todos os intervenientes para o mesmo fim, se consegue fazer mais e melhor”.

“O papel predominante foi, sem qualquer sombra de dúvida, da REN, seja pela sensibilidade para o impacto que tal mudança iria ter na população, seja pela receptividade a novas ideias e propostas, passando ainda pela disponibilidade de investimento num projecto que permitiu promover a melhoria da qualidade de vida dos habitantes e população circundante”, referiu.

Joana Falcão acrescentou que “a criação de um parque de merendas junto ao parque infantil pré existente, com bebedouro, ecoponto, grelhadores, e ainda, a colocação de bancos e mesas no decorrer do percurso pedonal da Mata dos Cedros, maximizou exponencialmente as valências do espaço.”

Para João Gaspar, responsável da área de Servidões e Património da REN, “a empresa assegura as condições de segurança necessárias ao serviço prestado pela subestação de Pereiros e oferece à população da freguesia de Santa Clara e Castelo Viegas uma infraestrutura de lazer, que permite a renovação da área da Mata dos Cedros”.

Na cerimónia de inauguração, Carlos Cidade, vive-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, declarou “a satisfação da autarquia pela renovação do espaço” e saudou a REN por esta acção de responsabilidade social.

A REN – Redes Energéticas Nacionais actua em duas grandes áreas de negócio: o transporte de electricidade em muito alta tensão e a gestão técnica global do Sistema Eléctrico; o transporte de gás natural em alta pressão e a gestão técnica global do Sistema de Gás Natural, garantindo a recepção, armazenamento e regaseificação de GNL, bem como o armazenamento subterrâneo de gás natural.

A REN está também presente no negócio das telecomunicações, através da RENTELECOM, que inclui serviços diversificados, passando pelas infraestruturas, serviços geridos ou consultoria.

“Satisfazendo todos os critérios de qualidade e segurança que se lhe exige, a REN quer ser um dos mais eficientes operadores europeus de sistema de transporte de electricidade e gás natural e, assim, construir valor para os seus accionistas”, refere a empresa.