Coimbra  20 de Outubro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Atleta da APCC convocado para o Mundial de Boccia

19 de Julho 2018

O jogador de boccia António Marques, que representa a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), é um dos convocados de Portugal para o Campeonato do Mundo daquela modalidade, que decorrerá entre os dias 12 e 18 de Agosto, na cidade inglesa de Liverpool.

António Marques voltará a disputar uma competição em que já conquistou cinco medalhas, nas vertentes individual e colectiva, e envergará as cores nacionais pela terceira vez na actual época desportiva, depois das participações no Campeonato da Europa (em Outubro do ano passado) e no Open Mundial da Póvoa de Varzim (neste mês).

O atleta da APCC, nascido em Aveleira (Penacova) há 54 anos, é o jogador que há mais tempo compete em provas internacionais em todo o mundo, tendo a sua estreia ocorrido em 1986. Do seu palmarés constam, ainda, oito medalhas em Jogos Paralímpicos (um recorde mundial entre os praticantes de boccia) e outras oito em Campeonatos da Europa, além de vários títulos nacionais. É, de resto, o actual campeão português da categoria BC1.

A acompanhar António Marques em Inglaterra estará o treinador Emílio Conceição, seu parceiro de competição há mais de duas décadas e, também ele, já um veterano do circuito de boccia, com presença em várias provas internacionais.

O Campeonato do Mundo de Boccia é o maior evento da modalidade logo após os Jogos Paralímpicos e vai envolver na edição deste ano 190 atletas, em representação de 33 países, estando em disputa sete medalhas de ouro em quatro torneios individuais (cujos jogos decorrerão entre 12 e 15 de Agosto) e três torneios colectivos (entre os dias 16 e 18). A Selecção Nacional será constituída por 11 jogadores.

O boccia é uma modalidade mista, que pode ser jogada por pessoas portadoras ou não de dificuldades físicas ou motoras. Na APCC é desenvolvida nas vertentes de lazer e competição há mais de três décadas, com atletas a disputarem regularmente provas nacionais e regionais, e mais recentemente também na vertente de boccia sénior, através da Bocciateca, o primeiro centro de recursos da modalidade em Portugal.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com