Coimbra  25 de Setembro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Alunos criam dispositivo de alerta para fogo

16 de Maio 2018

Quatro alunos do Colégio da Imaculada Conceição (Cernache, Coimbra) acabam de criar um dispositivo capaz de alertar as autoridades para deflagração de incêndio.

O mecanismo é accionado assim que as chamas passam pelo local onde está instalado.

Segundo a Agência Lusa, Francisco Relvão, Rafael Amaral, João Carvalho e André Oliveira decidiram usar como tema de projecto, para este ano lectivo, a temática dos fogos florestais e a forma como a tecnologia pode ajudar a combater o flagelo.

As primeiras ideias eram complexas e de difícil execução, como a criação de satélites com câmaras de infravermelhos ou instalação de outras com sensores em postes, explicou Relvão.

A ideia final, desenvolvida nas aulas de Física pelos quatro alunos e nas respectivas casas, passou a ser mais modesta, mas aplicável no terreno: um dispositivo capaz de fazer uma advertência aquando da passagem de chamas pelo local onde esteja instalado.

“Já fizemos testes e correu [tudo] às mil maravilhas”, indicou Relvão, considerando que, numa situação de aplicação no terreno, poderão ser colocados vários em diferentes pontos e ser criada uma intra-rede entre os dispositivos para passarem informação.

O trabalho foi feito todo pelos alunos, que, no começo, foram à Universidade de Aveiro para desfazerem “algumas dúvidas”.