Quatro alunos do Colégio da Imaculada Conceição (Cernache, Coimbra) acabam de criar um dispositivo capaz de alertar as autoridades para deflagração de incêndio.
O mecanismo é accionado assim que as chamas passam pelo local onde está instalado.
Segundo a Agência Lusa, Francisco Relvão, Rafael Amaral, João Carvalho e André Oliveira decidiram usar como tema de projecto, para este ano lectivo, a temática dos fogos florestais e a forma como a tecnologia pode ajudar a combater o flagelo.
As primeiras ideias eram complexas e de difícil execução, como a criação de satélites com câmaras de infravermelhos ou instalação de outras com sensores em postes, explicou Relvão.
A ideia final, desenvolvida nas aulas de Física pelos quatro alunos e nas respectivas casas, passou a ser mais modesta, mas aplicável no terreno: um dispositivo capaz de fazer uma advertência aquando da passagem de chamas pelo local onde esteja instalado.
“Já fizemos testes e correu [tudo] às mil maravilhas”, indicou Relvão, considerando que, numa situação de aplicação no terreno, poderão ser colocados vários em diferentes pontos e ser criada uma intra-rede entre os dispositivos para passarem informação.
O trabalho foi feito todo pelos alunos, que, no começo, foram à Universidade de Aveiro para desfazerem “algumas dúvidas”.