Coimbra  15 de Dezembro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cirurgião do CHUC eleito como presidente de Sociedade Europeia

16 de Maio 2018

Carlos Mesquita, cirurgião do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), é o novo presidente eleito da ESTES (European Society for Trauma and Emergency Surgery) para o biénio 2019-2020.

A eleição ocorreu no início do mês, em Valência (Espanha), no decorrer do 19.º Congresso Europeu de Trauma e Cirurgia de Emergência.

“Não posso deixar de agradecer a todos os que ao longo do percurso, contribuíram para o culminar desta eleição, esperando estar à altura do que, seguramente, me será exigido, a começar pelo Congresso de Oslo, em 2020, que decorrerá durante a minha presidência”, refere Carlos Mesquita, dando nota da enorme responsabilidade que agora assumiu.

O cirurgião não esquece, contudo, que os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), agora, CHUC, são “indissociáveis de todo este processo, que se iniciou há 20 anos, com colegas de Lisboa e do Porto, para se dar início ao programa ATLS (Advanced Trauma Life Support), no âmbito da Sociedade Portuguesa de Cirurgia”.

Carlos Mesquita dá, ainda, nota de que “o grande salto, em termos de amplitude e internacionalização, se deu em 2006, com a fundação da ALTEC (Associação Lusitana de Trauma e Emergência Cirúrgica) e com a sua posterior integração na ESTES.

Refira-se, igualmente, que “o início em Coimbra do Encontro Internacional de Trauma e Cirurgia de Emergência e, em particular, do programa DSTC (Definitive Surgical Trauma Care), que se tem vindo a realizar regularmente, deram um enorme contributo”, conclui.

O cirurgião afirma, também, que “esta eleição para a presidência da ESTES representa, para além do aspecto pessoal, o reconhecimento do trabalho gracioso de uma grande equipa multidisciplinar”, que tem tido “o privilégio de poder liderar e sem a qual pouco ou nada se teria conseguido”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com