Coimbra  20 de Outubro de 2017 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ciclo de Concertos de Coimbra com cartaz plural até Dezembro

3 de Outubro 2017

A terceira edição do Ciclo de Concertos de Coimbra (CCC) decorre este ano entre o próximo domingo (08) e 08 de Dezembro, com uma programação plural, contando com poesia, música clássica e contemporânea, anunciou, hoje, a organização.

Hoje, o CCC é um dos mais relevantes acontecimentos artísticos e culturais da zona Centro.

“É uma edição mais promissora”, sublinhou o presidente da associação CulturXis, Tiago Nunes, durante a apresentação desta terceira edição, destacando que o evento “não se destina apenas a um público erudito” e não se concentra num único género musical.

O CCC, cujo tema é “Memórias Pioneiras” arranca no domingo, pelas 18h00, com a comemoração dos 40 anos de carreira do actor António Capelo, que vai revisitar os poemas com que se cruzou ao longo do seu percurso artístico, no Conservatório de Música de Coimbra.

A 22 de Outubro, o Entre Madeiras Trio, que se dedica à música contemporânea, apresenta a obra “Desert Dew – To Syrian refugees”, do compositor chinês Chen Yian, e ainda em Outubro, o pianista brasileiro Lucas Thomazinho vai ao Conservatório para um recital de piano.

Em Novembro, há uma viagem entre a República Checa e o Brasil pelo violoncelista Jaroslav Mikus e o pianista Alfonso Benetti, uma homenagem ao compositor e padre Manuel Faria e um concerto dos laureados do concurso de música de câmara da CulturXis.

A 01 de Dezembro, o grupo Alma de Coimbra actua na Igreja do Convento São Francisco, num espectáculo que contará com guitarras e fados de Coimbra.

No último dia do ciclo – 08 de Dezembro -, o Coro Sinfónico Inês de Castro, dirigido por Artur Pinho Maria, vai interpretar a obra “A Criação” de Joseph Haydn, a decorrer no grande auditório do Convento São Francisco.

Nesse mesmo dia, haverá um concerto comemorativo dos 30 anos de carreira de Paulo Bernardino, organista titular da Sé Nova e da Capela da Universidade de Coimbra.

Os concertos de Paulo Bernardino (08 de Dezembro), da Ensemble Manuel Faria (18 de Novembro) e dos Laureados da CulturXis (26 de Novembro) são de entrada gratuita, segundo garantiu a organização.

Os restantes espetáculos têm um custo entre três a 12,5 euros, havendo descontos para jovens e pessoas com mais de 65 anos.

O CCC conta com um apoio de 1 750 euros da Câmara Municipal de Coimbra, para além de diversas empresas que ajudam o festival com a compra de bilhetes para garantir ‘cachet’ aos músicos, afirmou o responsável pela CulturXis.