Coimbra  20 de Abril de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CHUC realizou a centésima artroscopia do punho-mão

10 de Abril 2018

A centésima artroscopia do punho-mão foi recentemente efectuada no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), segundo anunciou, hoje, a instituição.

As intervenções, efectuadas pela equipa do Sector da Cirurgia da Mão do Serviço de Ortopedia, utiliza uma técnica videoscópica que permite realizar tratamentos mini-invasivos de doenças articulares, cada vez mais frequentes, da mão e punho.

“As cirurgias são realizadas em regime de ambulatório, a agressão cirúrgica e as complicações são mínimas, podendo o doente regressar a casa no mesmo dia”, refere o CHUC.

“Estas cirurgias são realizadas através de pequenos orifícios na pele e assistidos com uma câmara de vídeo. O desenvolvimento e melhorias do instrumental técnico permitem, hoje, o acesso a pequenas e complicadas articulações da mão e punho, e a possibilidade de realizar cirurgias que, há uns anos, não seriam possíveis”, acrescenta.

A artroscopia é um procedimento cirúrgico que permite ao médico olhar directamente para as estruturas de dentro da articulação e compreender de forma mais rigorosa as características de várias patologias, uma vez que utiliza a amplificação e alta definição na imagem.