Coimbra  20 de Abril de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Centros de Saúde de Coimbra asseguram atendimento no Natal

22 de Dezembro 2017

Os cidadãos conimbricenses que, nesta época festiva, necessitem de se deslocar a alguma unidade de saúde poderão fazê-lo, nos dias 24, 25 e 26 de Dezembro, em alguns centros de saúde de Coimbra, que estarão abertos nesses dias.

Os centros de saúde de Eiras e Norton de Matos vão funcionar, respectivamente, na véspera (24) e dia de Natal (25), para atendimento à população de Coimbra.

No domingo (24), o Centro de Saúde de Eiras funcionará entre as 10h00 e as 14h00, com as equipas da Unidade de Saúde Familiar (USF) Topázio e Coimbra Norte. Já na segunda-feira (25), o Centro de Saúde de Norton de Matos, com as USF Briosa, Pulsar e Norton de Matos irão assegurar a assistência aos cidadãos, entre as 16h00 e as 20h00.

Também a 26 de Dezembro, dia de tolerância de ponto para a função pública, todos os centros de saúde, em Coimbra – designadamente as USF e unidades de cuidados de saúde personalizados (UCSP) – vão estar abertos com uma equipa que assegurará o atendimento dos utentes, no horário entre as 10h00 e as 18h00.

“A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), em articulação com o Agrupamento de

Centros de Saúde Baixo Mondego, procedeu à reorganização dos horários para a época festiva que agora se avizinha para que a população do concelho de Coimbra possa, em caso de necessidade, aceder aos cuidados de saúde primários, evitando deslocações desnecessárias às urgências hospitalares”, revela.

Os centros estarão a funcionar com médico, enfermeiro e administrativo, preparados para “responder com eficácia e eficiência a situações não urgentes”, afirma Rosa Reis Marques, presidente da ARSC. Desaconselha-se, por isso, os doentes a “idas ao hospital por situações que, geralmente, são resolvidas com maior comodidade e rapidez para os utentes nos cuidados de saúde primários”, realça.

A abertura dos centros de saúde no período mencionado enquadra-se no âmbito das medidas preconizadas no Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas – Módulo Inverno

2017/2018 (PCTEA), que, na região Centro, é coordenado pelo Departamento de Saúde Pública

da ARSC, e está em consonância com os procedimentos adoptados internamente pelas administrações dos hospitais no controle da situação resultante de um eventual aumento da procura dos serviços de urgência nesta altura.

Linha da Saúde 24 pode ser alternativa

Para além das mencionadas medidas em curso, a ARSC lembra, e recomenda, à população que, em caso de necessidade de orientação em matéria de saúde, aceda à linha SNS 24, através do número 808 24 24 24.

A linha faz a triagem, aconselhamento e o encaminhamento para o serviço de saúde mais adequado às necessidades de cada situação.