Coimbra  17 de Novembro de 2017 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cavalo Azul vai beneficiar da iniciativa “Cadeiras da Matobra”

12 de Novembro 2017

A empresa conimbricense Matobra, no âmbito da sua responsabilidade social e no seguimento do sucesso alcançado com a primeira edição, volta a promover a iniciativa solidária “Cadeiras da Matobra”, que este ano irá apoiar a Associação Cavalo Azul.
No dia em que assinalou o seu 51.º aniversário (31 de Outubro), a empresa apresentou a segunda edição da iniciativa “As Cadeiras do Curso de Vida da Matobra”, que mantém o seu cariz solidário, quer da parte da própria entidade, como das personalidades e empresas convidadas.
Nesta edição são 51 os autores das famosas cadeiras, que foram transformadas com criatividade sem-limite, e que estarão expostas no centro comercial Alma Shopping, de 18 de Novembro a 03 de Dezembro, terminando com a venda solidária de todas as cadeiras, cuja receita reverterá integralmente para a Cavalo Azul, uma associação de Coimbra que apoia pessoas com deficiência ou autonomia reduzida.
Para a instituição, o apoio proveniente desta iniciativa será aplicado na liquidação de parte da dívida que tem referente à construção das suas novas instalações, “proporcionando uma maior folga financeira e permitindo alargar o leque de actividades/serviços prestados aos utentes”, explicou Sérgio Vicente, presidente da Cavalo Azul.
“O que nasceu como um evento único, para assinalar uma data também ela única – 50 anos de Matobra – acabou por se tornar numa onda de solidariedade com uma dinâmica própria, que não poderíamos deixar morrer”, afirmou José Carlos Martins, presidente do Conselho de Administração da Matobra, que desta forma justificou a continuidade da iniciativa que este ano apoia a diferença, “pondo o foco nas necessidades especiais dos portadores de deficiência, cidadãos como nós, mas que por falta de voz são tantas vezes esquecidos”.
O padrinho desta edição das “Cadeiras da Matobra” é o atleta olímpico Telmo Pinão, sucendendo ao futebolista Éder Lopes. Em 2016, a iniciativa conseguiu arrecadar 30 000 euros para o Lar Girassol, valor que foi aplicado em melhorias de instalações e equipamentos.
Francis Obikwelu; José Cid; Marisa Liz; Família Pedro Olayo; Águas de Coimbra; Automóveis do Mondego; Bluepharma; Brigada Victor Jara; Fado ao Centro; Fundação Bissaya Barreto; Litocar; Orquestra Clássica do Centro; Os Quatro E Meia; RTP; Sérgio Conceição com Futebol Clube do Porto; Sporting Clube de Portugal ou Sport Lisboa e Benfica são alguns dos autores das cadeiras deste ano.