Coimbra  11 de Dezembro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cáritas de Coimbra recebe menção honrosa do Prémio BPI Seniores

2 de Outubro 2018

O projecto “ReHab” deu à Cáritas Diocesana de Coimbra uma menção honrosa do Prémio BPI Seniores, um galardão que a instituição acaba de receber.

A entrega dos prémios teve lugar ontem (01), em Lisboa, e premiou este projecto da Cáritas, cujo objectivo é “combater o declínio cognitivo e motor, prolongar a autonomia, trabalhar a mente e o corpo especialmente focado no trabalho ao domicílio”.

O “ReHab” propõe várias acções que “irão trabalhar a estimulação cognitiva e a reabilitação funcional de forma individual e em grupo, em ambiente assistido e ao domicílio, colocando à disposição das pessoas idosas um kit multidimensional de tecnologias inovadoras, como um avatar, e materiais tradicionais”, explica a Cáritas.

Esta ferramenta é inovadora no sentido em que permite prolongar as “actividades de prevenção e reabilitação quando a pessoa idosa está sozinha em casa, através de videochamada com os técnicos da instituição e do suporte de vídeos e jogos geriátricos”, adianta a instituição.

O galardão, que oferece à Cáritas com 34 841 euros, foi recebido por Carina Dantas e Ana Jegundo, do Departamento de Inovação, e Ana Rita Coelho, coordenadora do projecto.

Ainda galardoados nestes Prémio, e também com uma menção honrosa, estão os projectos regionais: “ACASO – Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão”, que consiste num atelier móvel em que idosos de Olhão ajudam idosos de aldeias do município de Tábua fustigadas pelos incêndios (22 816 euros); e a “Associação Cultural Desportiva e Social da Ereira”, em Montemor-o-Velho, que dá “respostas sociais onde estas não existem” (contemplada com 4 626 euros).

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com