Coimbra  22 de Abril de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cantanhede com duas candidaturas aprovadas pelo Fundo Recomeçar

2 de Abril 2019

O Município de Cantanhede irá receber cerca de 49 000 euros do Fundo Recomeçar – Ambiente, atribuído pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no âmbito da aprovação de duas candidaturas.

O primeiro projecto prevê a aquisição de um tractor e corta matos de correntes, de forma a criar e implementação faixas de gestão de combustíveis, reduzindo assim a exposição da população ao perigo de grandes incêndios, essencialmente na rede viária florestal das freguesias afectadas pelos incêndios do dia 15 de Outubro de 2017.

Esta medida visa, ainda, a posterior manutenção das redes de faixas de gestão de combustíveis prevista no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Já a segunda candidatura visa a obtenção de material pedagógico, nomeadamente manuais informativos de boas práticas florestais, cadernos de actividades, ‘roll-up’, jogo pedagógico gigante e exposição interactiva, equipamentos esses que serão utilizados para facultar sessões de sensibilização junto escolas e nas juntas de freguesias.

O acordo foi assinado em cerimónia pública, pela presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, pelo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho, pelo presidente da Associação Nacional de Municípios, Manuel Machado, e pelo presidente do Conselho de Gestão Fundo Recomeçar, Carlos Augusto Clamote, no decurso de uma cerimónia realizada na sede da Associação Nacional de Municípios.

O “Fundo Recomeçar – Ambiente” é promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, com o objectivo de apoiar financeiramente iniciativas promovidas por entidades públicas ou privadas, que visem a recuperação do ambiente, o ordenamento florestal e a diminuição do risco de incêndio, através da reconstrução de infraestruturas, aquisição de equipamentos e ao desenvolvimento de projectos e actividades, podendo candidatar-se autarquias locais, associações públicas e privadas, empresas, etc., estando disponível um volume total de quase um milhão de euros.