Coimbra  26 de Setembro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra presta homenagem a Filipe Albuquerque e André Sousa

16 de Fevereiro 2018

O salão nobre dos Paços do Município conimbricense recebe, amanhã (17), dois campeões que, no último mês, levaram bem alto a bandeira de Portugal e, particularmente, a de Coimbra – o piloto Filipe Albuquerque e o futebolista André Sousa.

A Câmara  vai homenagear, amanhã, pelas 12h00, os dois atletas conimbricenses, pelos feitos conseguidos internacionalmente nas modalidades que praticam.

Recorde-se que Filipe Albuquerque venceu, com os colegas de equipa João Barbosa e Christian Fittipaldi, as 24 horas de Daytona, nos Estados Unidos, no último fim-de-semana de Janeiro.

O piloto conimbricense conquistou o título pela primeira vez, naquela que é a primeira prova do campeonato norte-americano de resistência e uma das principais da modalidade.

O trio Filipe Albuquerque, João Barbosa e Christian Fittipaldi quebrou um recorde com 36 anos ao terminar a prova completando mais de 4 600 quilómetros e 808 voltas ao circuito.

Quanto a André Sousa, é guarda-redes titular da Selecção nacional de futebol de salão, que acaba de conquistar o título de campeã europeia da modalidade

O conimbricense, que actualmente joga no Sporting Clube de Portugal, despertou para o futebol na Associação Académica de Coimbra (AAC), tendo passado, já no futsal, pelo Santa Clara, Instituto de D. João V, Operário e Fundão.

Com 31 anos, André Sousa, licenciado em Ciências do Desporto e mestre em Educação Física, já havia levantado uma taça, há precisamente 10 anos e também na Eslovénia, onde se sagrou campeão mundial universitário, tendo sido eleito nessa prova como o melhor guarda-redes.

Depois de Bruno Coelho, que marcou o golo decisivo da vitória lusa sobre Espanha, nos últimos segundos do desafio de sábado, foi a vez de André Sousa brilhar ao garantir a Portugal a conquista do primeiro título de campeão europeu de futsal.