Coimbra  25 de Fevereiro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Câmara de Coimbra celebra mês dos namorados com várias actividades

12 de Fevereiro 2018

Solteiros, casados, divorciados, crianças, adolescentes, adultos ou idosos, todos têm lugar nas diversas iniciativas que, durante este mês, se vão realizar em Coimbra, a propósito do Dia de São Valentim.

A programação, que vai durar todo o mês, terá, contudo, uma maior incidência esta quarta-feira (14), Dia dos Namorados, com iniciativas temáticas a preencherem os vários espaços municipais (Casa Municipal da Cultura; Edifício Chiado; Torre de Almedina e Bibliotecas Anexas Municipais).

Na próxima quarta-feira (14), é no Edifício Chiado e na Torre de Almedina que se comemora o “Dia dos Amigos & Carnaval”. No Edifício Chiado dinamiza-se a oficina “Vamos desenhar, começa devagar, depois de começar não podes mais parar!” (disponível das 10h00 às 15h00). Já na Torre de Almedina propõe-se a oficina “O bobo da corte gosta de brincar e o carnaval é mesmo para reinar” (disponível das 10h00 às 17h00). Ambas são destinadas a grupos do ensino pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (crianças dos três aos 10 anos).

“Cartas de Amor” é a designação da iniciativa que desfiou os cidadãos a escrever uma carta de amor (manuscrita), que tinha de ser submetida até ontem (11), e que irá oferecer ao vencedor uma visita gratuita à colecção de Telo de Morais (para duas pessoas), em dia e hora a combinar. Já na quarta-feira, o vencedor poderá levantar uma pequena lembrança no equipamento municipal.

A Biblioteca Infantil/Ludoteca, com uma programação designada, genericamente, “Contos com Amor” apresenta, além dos contos (que estimulam sentimentos como a alegria, o amor e a amizade, a imaginação e o mundo da fantasia das crianças), um oficina temática, que decorre quarta-feira, às 10h30, intitulada “Oficina do Amor”. A actividade é destinada a crianças com mais de seis anos, que além de ouvirem histórias em que o amor impera, executarão prendas simbólicas para oferecer a quem mais enche o seu coração.

“Contos com Amor”, tema inequivocamente associado ao Dia de S. Valentim, é a história que será contada na sexta-feira (16), às 18h00, dirigida a crianças de três, quatro e cinco anos.

Para dia 21 de Fevereiro, pelas 18h00, está, também, prevista a sessão “Contos com Amizade”, destinada a crianças com três anos e acompanhadas por um adulto. As inscrições estão abertas a partir de hoje.

A 23 de Fevereiro (sexta-feira) propõe-se a crianças de quatro e cinco anos, acompanhadas por um adulto, escutar “Contos do coração”, a partir das 18h00, actividade para a qual as inscrições têm início hoje.

A encerrar o conjunto de contos infanto-juvenis dedicados ao mais belo sentimento (o amor), no dia 28 de Fevereiro, às 18h00, as crianças de quatro e cinco anos de idade (acompanhadas por um adulto) podem ouvir “Contos com Emoções”. As inscrições podem ser feitas a partir de 23 de Fevereiro.

Para os adultos, e até final do mês, está patente, no átrio da Casa Municipal da Cultura, uma mostra de “lenços dos namorados”, uma tradição minhota. Além da função decorativa, os lenços tinham uma outra mais emblemática: a da conquista do namorado, “já que os lenços comportam mensagens, em formato de quadras, de gosto popular, dedicadas àquele a quem é dirigida”, revela a autarquia conimbricense.