Coimbra  26 de Setembro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Brasfemes promove a 17.ª edição da Feira Gastronómica

8 de Junho 2018

O largo de Marcelino Ivo de Vasconcelos vai ser o epicentro de mais uma edição da Feira Gastronómica de Brasfemes, promovida pela Junta de Freguesia, que irá decorrer entre hoje e domingo (10).

Esta é a 17.ª edição do evento, que junta o melhor que existe naquela freguesia de Coimbra, com iguarias e uma mostra das colectividades locais capazes de atrair visitantes de vários pontos do concelho.

No total, o certame vai contar com a presença de 10 associações, numa tentativa de “dar a conhecer o seu trabalho aos visitantes” e de “envolver toda a comunidade, permitindo que as colectividades se auto-financiem”, explicou João Paulo Marques, presidente da Junta de Freguesia.

A mostra gastronómica terá na chanfana, nos negalhos, no sarrabulho, no arroz doce e no leite creme as suas maiores atracções, ajudando a divulgar ao certame.

“Temos sempre muitos visitantes durante a feira. As pessoas que estão fora aproveitam para regressar e rever familiares e amigos”, adianta o autarca.

A Feira marca, também, o ‘Dia da Freguesia’, que se assinala hoje, com o hastear das bandeiras pela manhã, seguida da abertura das ‘barraquinhas’, às 18h00, e actuações de grupos como “JoNes Duo” e “Adega Manias”, numa noite dedicada às marchas populares, com desfile da marcha de Brasfemes e de Cernache.

Amanhã (09), a zona da gastronomia abre às 11h30, tendo antes decorrido o torneio de futebol de sete de ‘petizes’. O dia será preenchido com teatro e actuações musicais por “In Fusão”, a tuna da APPACDM de Soure e o grupo “The Hangover Band”.

O domingo (10) vai amanhecer com a tradicional “Feira sem regras” e depois da abertura das ‘barraquinhas’ para almoço, a tarde será animada pelo folclore com diversos grupos a mostrarem os seus cantares e tradições. “Copo e Bucha” é o grupo que fará a animação musical da última noite da ‘Feira Gastronómica’.

Este ano, pela primeira vez, haverá também rastreios de saúde, que serão realizados pela Academia de Bombeiros de Brasfemes.