Coimbra  26 de Setembro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Bombeiros Sapadores de Coimbra na “caça” à vespa asiática

29 de Agosto 2018

Uma equipa dos Bombeiros Sapadores de Coimbra está, hoje, em diversos pontos da cidade a eliminar ninhos de vespa asiática (ou velutina).

Para destruir o local de nidificação desta espécie, os bombeiros estão a utilizar um equipamento cedido pela Associação de Modelismo do Centro de Portugal, uma cana com um químico que “ataca o sistema nervoso central das vespas, mata a colónia e destrói os ninhos”, explicou ao “Campeão” o presidente da Associação, Carlos Filipe.

Segundo o comandante dos Bombeiros Sapadores, Paulo Palrilha, esta é uma intervenção como tantas outras que já foram realizadas, com a particularidade de se estar a utilizar uma metodologia diferente.

“Este é um método mais eficaz para o controlo desta praga, até porque permite que a acção seja realizada durante o dia, o que não acontecia com o método que utilizávamos anteriormente com recurso ao fogo, que tinha de acontecer durante a noite”, explicou o comandante, satisfeito com o sucesso da operação em curso e garantindo que os Bombeiros passarão a utilizar esta metodologia no futuro.

No total, os Sapadores eliminaram 150 ninhos em 2017 e 113 em 2018, sendo que para hoje está prevista a destruição de cerca de sete locais de nidificação em todo o concelho de Coimbra.

Ninho vespa velutina - Cópia