Coimbra  24 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Bombeiros de Montemor-o-Velho celebram 87 anos de entrega aos outros

21 de Fevereiro 2019

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho celebra, hoje, o seu 87.º aniversário, mas as comemorações já decorrem desde o início do mês de Fevereiro.

O ponto alto das comemorações acontece, contudo, este fim-de-semana. No sábado (23), a partir das 15h00, a concentração é no quartel sede da Associação, com uma romagem aos cemitérios de Montemor-o-Velho, Ereira, Casal do Raposo e Arazede, seguida da concentração e formatura na 4.ª Secção.

Pelas 18h00, a concentração e formatura será na praça da República de Montemor, à qual se segue o habitual desfile pela rua de Dr. José Galvão.

A missa comemorativa do 87.º aniversário está marcada para as 19h00, na igreja dos Anjos.

No domingo (24), logo às 09h00, haverá formatura e hastear da bandeira, seguindo-se a recepção às entidades oficiais, que irão marcar presença na sessão solene, às 11h00. Antes, a corporação assistirá às condecorações de alguns bombeiros, bem como à bênção das novas viaturas.

Segue-se, ainda antes da sessão solene, o desfile apeado e motorizado.

O programa de aniversário incluiu, ainda, um dia de quartel aberto na freguesia da Carapinheira (a 09 de Fevereiro); a primeira caminhada “Chama Viva” (dia 10); o II Torneio de Futebol “Comandante Ernesto Crispim”, organizado pela Juvebombeiro, no pavilhão municipal (16 de Fevereiro) e, hoje, realizou-se a tradicional salva de 21 tiros, com formatura, hastear e arrear da bandeira.

A proximidade com a população é, quer para a Direcção da Associação, quer para a corporação, um ponto muito importante da sua acção, até porque é para os cidadãos que cumprem a missão voluntária de ser bombeiro.

“Nós não somos ninguém sem a população”, afirmou ao “Campeão” o presidente da Associação, Nuno Rasteiro, justificando assim a estratégia seguida pela Direcção e pelo Comando em abrir-se, cada vez mais, à comunidade.

A corporação conta com cerca de 90 elementos, auxiliada por perto de 28 viaturas.