Coimbra  21 de Março de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Bolo de Ançã candidato às “7 Maravilhas Doces de Portugal”

11 de Março 2019

O bolo de Ançã já tem a candidatura formalizada ao concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal”, segundo anunciou, hoje, a Junta desta freguesia do concelho de Cantanhede.

“Esta candidatura é o corolário da defesa e promoção do bolo de Ançã que esta Junta, titular da marca registada, tem levado a cabo, por considerar ser essencial para a freguesia”, refere a autarquia.

O típico doce de Ançã tem três formas típicas: o bolo de Ovos (mais conhecido como bolo de Ançã), o bolo de Cornos e o bolo Fino.
“O segredo da qualidade do bolo de Ançã está literalmente ‘nas mãos’ das boleiras, está nos ‘gestos’, no saber ancestral acumulado e transmitido de geração em geração de boleiras até aos dias de hoje”, refere a Junta de Freguesia, acrescentando que “o processo de fabrico artesanal, aliado ao bater da massa pelas mãos experientes da boleira, e à temperatura certa do forno de lenha, tornam-no um produto artesanal peculiar e símbolo do património gastronómico da Beira Litoral”.

Para a Junta de Freguesia, a próxima “batalha” é “acabar com a imitação do bolo de Ançã, de má qualidade”, estando para isso “a recorrer a todos os mecanismos legais ao seu dispor para o conseguir”.

Refira-se que no passado dia 08 de Março foi efectuado o lançamento do selo dos CTT dedicado ao bolo de Ançã, onde a Junta de Freguesia esteve presente, assim como a Confraria do Bolo de Ançã.

Esta é uma forma diferente de o bolo de Ançã, via CTT, entrar em milhares de casas em Portugal e além fronteiras.