Coimbra  21 de Julho de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Bispo de Coimbra pode estar a caminho do Porto

12 de Janeiro 2018

Virgílio Antunes, actual bispo de Coimbra, é considerado como a hipótese mais forte para ser nomeado prelado do Porto, aguardando-se a decisão do Papa Francisco, segundo apurou o “Campeão”.

Ao nome do bispo de Coimbra para ocupar o lugar do falecido António Francisco dos Santos, vitimado por um enfarte fulminante em Setembro de 2017, junta-se os do bispo das Forças Armadas, Manuel Linda, e do próprio bispo auxiliar do Porto, António Augusto de Azevedo.

Conforme já noticiou o “Público”, o embaixador da Santa Sé em Portugal, Rino Passigato, já enviou para o Vaticano a lista de três nomes a partir dos quais o Papa Francisco deverá escolher quem ocupará a cadeira de bispo do Porto, aguardando-se uma decisão ainda durante este mês.

Bispo de Coimbra desde 10 de Julho de 2011, Virgílio do Nascimento Antunes, nasceu em 1961, na Batalha, foi reitor do Santuário de Fátima desde 2008, até ser nomeado prelado pelo Papa Bento XVI.

À frente da diocese de Coimbra, Virgílio Antunes tem tomado algumas medidas “radicais” para conter despesas, como o fecho do Seminário Maior e da Gráfica de Coimbra, para além de alterações na comunicação social diocesana, sendo conhecida a necessidade da diocese do Porto também ter “as contas em ordem”.

Para além do Porto, as dioceses de Évora, Funchal e Viseu estão igualmente à espera da nomeação de novos bispos.