Coimbra  16 de Dezembro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Baixa” acolhe artesanato urbano e tradicional feira das cebolas

10 de Agosto 2018

A partir deste fim-de-semana (11 e 12) e até 18 de Agosto, a “Baixa” de Coimbra vai acolher dois dos seus eventos mais característicos – a Feira de Artesanato Urbano e a histórica Feira das Cebolas.

O artesanato vai marcar presença nas principais artérias do centro histórico – ruas de Ferreira Borges, Visconde da Luz e largo da Portagem – este sábado (11), entre as 10h00 e as 18h30. Já a 33.ª Feira das Cebolas vê o seu programa estender-se por uma semana, começando também no sábado e terminando no fim-de-semana seguinte (dia 18 de Agosto).

No caso do artesanato urbano, os conimbricenses e turistas poderão encontrar artigos de cerca de 50 artesãos da região Centro, mas também de outros locais do país, que trazem desde peças vintage a bijuteria, peças de tricô e croché, entre outras.

Quanto à Feira das Cebolas, que tem organização da Câmara Municipal e do Grupo Folclórico “Os Camponeses de Vila Nova”, além da venda da planta que lhe dá o nome, o programa inclui actuações dos vários ranchos e grupos folclóricos e etnográficos da região e não só, durante os oito dias em que decorre, na praça do Comércio.

No espaço haverá, ainda, tasquinhas todos os dias, para servir iguarias como sardinhas fritas, chouriço, bolos de bacalhau, caldo verde, vinho do lavrador ou a doçaria tradicional desta zona, como as escarpiadas e o arroz doce, acompanhados pela bela jeropiga.

Pelo recinto vai encontrar-se ainda algum artesanato, transformando a Feira das Cebolas numa mostra diversificada, com atracções para todos os públicos.

Estes certames proporcionam, assim, a conimbricenses e turistas o conhecimento da cultura e tradições da cidade.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com