Coimbra  13 de Dezembro de 2017 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Bairrada: Produção de vinhos com aumento de 20 por cento

4 de Outubro 2017

A produção de vinho na região da Bairrada deverá aumentar em 2017 cerca de 20 por cento em relação ao ano passado, segundo estimativa feita, hoje, por Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB).

Os números oficiais da vindima de 2017 só deverão ser conhecidos dentro de 15 dias, mas os primeiros dados apontam para um aumento de produção. A qualidade sanitária das uvas é considerada “muito boa, não obstante o ano ser de pouca pluviosidade”.

Com esta subida, a produção de vinhos na região demarcada poderá rondar os 30 milhões de litros de tintos, brancos e rosados, situando-se num patamar semelhante ao de 2015 (28 milhões de litros) antecipa um produtor.

Em 2016, a produção foi 15 por cento inferior em relação a 2015, situação explicada pelas “difíceis condições climáticas”, com muita chuva e falta de luz solar, que atrasou o desenvolvimento das uvas nesse ano.

Praticamente certo é que a Bairrada deverá manter em 2017 a liderança nos espumantes nacionais, continuando também a ganhar quota de mercado nos chamados vinhos tranquilos.

Quase dois terços dos vinhos espumantes nacionais são produzidos na Bairrada, região que é responsável pela venda anual de cerca de seis milhões de garrafas.

No início de 2017, a CVB tinha registados 2 400 produtores de vinhos tintos, brancos e rosados, que exploram 6 500 hectares de vinhas.