Coimbra  23 de Fevereiro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Autarquia apoia consórcio agregador da UC a cinco congéneres

7 de Fevereiro 2019

De olhos postos na candidatura a Capital Europeia da Cultura, a Câmara de Coimbra vai apoiar um consórcio instituído pela Universidade conimbricense e cinco congéneres do Velho Continente.

Um dos objectivos do “EC2U – European Campus of City-Universities” (aliança de universidades) visa o reforço da ligação à comunidade.

O consórcio abrange as universidades de Alexandru Ioanb Cuza of Iasi (Roménia), Pavia (Itália), Poitiers (França), Salamanca (Espanha) e Turku (Finlândia).

Segundo a UC, este consórcio, multicultural e multilinguístico, composto por universidades fortemente ancoradas nos respectivos territórios (a Norte, Sul, Leste e Oeste do Velho Continente), tem por “ambição contribuir de forma eficaz para o desenvolvimento de uma Europa mais inclusiva e mais forte”.

Quanto à principal autarquia de Coimbra, ela destaca o facto de o EC2U contribuir para o desenvolvimento da cidade e da UC, “corporizando os valores europeus numa visão inclusiva da sociedade em que os cidadãos cooperam, trabalham e estudam em diferentes línguas”.