Coimbra  17 de Dezembro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Assembleia de Coimbra desafiada a “reavaliar sistema autárquico”

10 de Outubro 2018

A Assembleia Municipal de Coimbra foi desafiada, hoje, a “reavaliar um sistema autárquico que tem todos os tiques dos regimes presidencialistas puros, quase ditatoriais”.

O repto foi lançado por um autarca do movimento “Somos Coimbra”, Nunes da Silva, que aludiu à provável impossibilidade de implantação de um aeroporto regional entre Antanhol e Cernache para acusar o presidente da Câmara conimbricense, Manuel Machado (PS), de mentir sobre o assunto.

“É importante reflectirmos sobre as consequências; as promessas eleitorais inserem-se num contexto sério, em que os candidatos se responsabilizam perante o povo, estabelecendo com as pessoas um contrato baseado na confiança”, opinou o médico, acrescentando ter sido “a crença” dos eleitores nas promessas de Manuel Machado a ditar a vitória ao PS.

“De cada vez que ouvimos Trump (Presidente dos EUA), Órban (primeiro-ministro da Hungria) ou Bolsonaro (candidato presidencial brasileiro), percebemos que foi a descrença nos representantes do povo a gerá-los; foi ela que trouxe os populistas democraticamente eleitos”, advertiu o autarca.

Para Nunes da Silva, “a falta de fé nas pessoas que elegemos e nos representam, a vulgarização da corrupção, do compadrio e do nepotismo e a insegurança crescente fazem eleger personagens sinistras, que, noutros tempos, tomavam o poder pela força”.

Ao ser alertado para a provável impossibilidade de implantação de um aeroporto regional no concelho de Coimbra, há três semanas, Manuel Machado fez uso de um registo conciliador para garantir que saber-se-á “contornar as curvas e os desníveis”.

“Não iremos defender o nosso «quintal» só por se tratar do nosso «quintal»”, afirmou, a 20 de Setembro [de 2018], o líder do Município conimbricense.

Outro autarca, Francisco Rodeiro (PSD), também se insurgiu contra a desconformidade entre a promessa eleitoral de Manuel Machado e estudos cujo teor descarta a opção pelo aeródromo de Bissaya Barreto para implantação de um aeroporto regional.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com