Coimbra  22 de Outubro de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

APCC cria website para aumentar segurança na Internet

14 de Março 2018

As pessoas com deficiência já podem navegar na Internet com mais segurança, através da ferramenta “Utilização segura das redes sociais”, criada pela Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC).

O website, acessível através da página da própria Associação, pretende “contribuir para aumentar a segurança online, em particular na utilização das redes sociais, das pessoas com deficiência e incapacidade, especificamente jovens com deficiência intelectual ou doença mental”.

A ferramenta está, também, disponível para qualquer utilizador da Internet, já que “tem como objectivo principal que estes se tornem mais confiantes, conhecedores e, consequentemente, mais protegidos nesse contexto”.

O website “Utilização Segura das Redes Sociais” inclui um questionário interactivo sobre situações da vida real, um conjunto de vídeos com conselhos úteis sobre exposição de informação, perfis falsos, divulgação de segredos e publicação de fotografias, e ainda um jogo temático.

“Os objectivos gerais passam por garantir um maior conhecimento sobre a protecção da imagem e dos dados pessoais, ajudar a evitar a exposição excessiva e alertar contra a promoção de comportamentos e atitudes de risco nas redes sociais”, revela a APCC, adiantando que, desta forma, as pessoas a quem o projecto se dirige, e todas as que possam contactar com o mesmo, ficarão mais aptas a lidar com os riscos – como a exposição ou a invasão da privacidade, o ‘ciberbullying’, o roubo de identidade ou a utilização indevida – que acompanham as vantagens das redes sociais”.

O projecto incluiu, ainda, a realização de dois cursos de formação certificados e a produção de dois módulos dedicados a esta área, que serão agora incluídos na oferta formativa da instituição.

A plataforma foi desenvolvida com supervisão e acompanhamento do Centro de Direito Biomédico da Universidade de Coimbra.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com