Coimbra  16 de Agosto de 2018 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Anadia avança com candidatura a Cidade Europeia de Desporto em 2020

2 de Maio 2018

A candidatura de Anadia a Cidade Europeia do Desporto em 2020 promove no domingo (dia 06) uma manifestação de apoio que contará com a presença de grandes nomes do desporto, foi hoje anunciado.

“Toda a população está convidada a juntar-se a esta festa”, avança a presidente da Câmara de Anadia, Teresa Cardoso, que apela “à participação de todos nesta grande manifestação de apoio e de união em prol do sucesso da candidatura a Cidade Europeia do Desporto – Anadia 2020”.

Os atletas Aurora Cunha, João Tomás, João Rôlo, Orlando Simões, Rui Rodrigues, Simão Neves, André Santos e Tiago Santos são alguns dos embaixadores da candidatura que já confirmaram a presença neste evento para, juntamente com a comunidade local, manifestarem apoio à candidatura lançada pela autarquia.

A concentração está marcada para as 09h30, junto ao Pavilhão de Desportos, no Complexo Desportivo de Anadia.

Este “Manifesto de Apoio” é apenas uma das várias acções preconizadas pela autarquia “no sentido de demonstrar às entidades competentes o empenho da população, em geral, e do tecido associativo sócio-cultural e desportivo, em particular, em fazer de Anadia a Cidade Europeia do Desporto em 2020”.

Trata-se, segundo os organizadores, “de uma manifestação colectiva de união, de força e de entusiasmo em torno dos grandes sonhos e projectos para o concelho”.

O “Manifesto de Apoio” arranca com concentração de cerca de 2 000 pessoas no campo sintético do Complexo Desportivo, para a formação do logótipo humano da candidatura.

De seguida, realiza-se uma caminhada até ao centro da cidade, estando previstas, na praça do Município, frente aos Paços do Concelho, intervenções da presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, e do vereador com o pelouro do desporto, Jorge Sampaio, e ainda a apresentação pública do hino da candidatura.

A caminhada prossegue, com o regresso dos participantes ao Complexo Desportivo, para, no campo sintético, realizar-se uma coreografia da candidatura.

Nos últimos anos, Anadia fez um grande investimento em infraestruturas desportivas no concelho, tanto do sector público como do privado, que rondará os 50 milhões de euros, segundo cálculos do vereador Jorge Sampaio.

Entre estas infraestruturas, o destaque vai para o Velódromo de Sangalhos (que funciona como um Centro de Alto Rendimento, acolhendo os melhores atletas nacionais e estrangeiros), o moderno Pavilhão Municipal e o Estádio Municipal, com diversos campos de relvado sintético de apoio.

“Anadia é um concelho com um tecido associativo muito forte e que tem uma oferta desportiva extremamente rica e importante”, resume Sampaio.

A primeira etapa da candidatura aconteceu em Fevereiro de 2017, com entrega pela Câmara de Anadia, da carta de intenção, em que se apresenta como candidata a Cidade Europeia do Desporto em 2020, condição que já foi aceite pela organização. O processo de candidatura terá de ser entregue em Novembro.

Assumida pelo Município de Anadia, a candidatura viu já o seu interesse reconhecido à escala regional, pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e pelo Turismo do Centro, sendo a única candidatura apresentada por um município da região Centro.